Terça-feira, Dezembro 10, 2019
Home > Internacional > Faz hoje 71 anos do assassinato do líder pacifista Mahatma Gandhi

Faz hoje 71 anos do assassinato do líder pacifista Mahatma Gandhi

Faz hoje 71 anos do assassinato do líder pacifista Mahatma Gandhi

Em 29 de janeiro de 1948, Mahatma Gandhi, o maior líder nacionalista hindu e um dos mais ativos e famoso pacifista da humanidade, é assassinado, aos 78 anos, a tiros, por um jovem fanático.

Sua morte provoca consternação no mundo. Ainda hoje, Gandhi é lembrado com respeito e admiração.

Os ensinamentos de Gandhi seguinte apreciado pelos líderes políticos em várias partes do mundo. Ele deixou um exemplo extraordinário para a construção da paz e para o exercício da fraternidade.

O líder pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948) foi a principal personalidade da independência da Índia, então colônia britânica.

Ganhou destaque na luta contra os ingleses, através de seu projeto de não-violência. Além de sua luta pela independência da índia, ele também era conhecido por seus pensamentos e a sua filosofia.

Eu deixaria os jejuns, as marchas e de desobediência civil, que é, ele estimulou o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses.

imagem29-01-2019-14-01-04

As rivalidades entre hindus e muçulmanos têm retardado o processo de independência.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, Gandhi retornou à luta para a retirada imediata dos britânicos do seu país. Somente em 1947, os britânicos reconheceram a independência da Índia.Mahatma Gandhi nasceu em Porbandar, na Índia, em 2 de outubro de 1869.

Seu verdadeiro nome era Mohandas Karamchand Gandhi. Sua família pertencia à casta dos comerciantes, conhecido por vaisia.

Foi criado sob a crença em deus hindu Vishnu, que tem como preceito da não-violência. Como era o costume, Gandhi teve um casamento arranjado aos 13 anos de idade.

Na época, a Índia estava sob o domínio britânico. Foi para Londres para estudar Direito e, em 1891, voltou ao seu país para exercer a profissão.

imagem29-01-2019-14-01-07


[/legenda]

Em 1893, Mahatma Gandhi foi morar na África do Sul, naquela época, também colônia britânica, onde ele sentiu, pessoalmente, os efeitos da discriminação contra os hindus. Em 1893, ele começou a política de resistência passiva, em protesto contra os maus-tratos sofridos pela população hindu.

Em 1894, fundou uma seção do Partido do Congresso na índia, destinada a lutar pelos direitos de seu povo.Em 1904, Gandhi começou a editar o jornal “Opinião Indiana”.

Neste momento, além de textos religiosos hindus, leia os Evangelhos, o Corão, e as obras de Ruskin. Tolstoi e Henry David, quando ele descobriu os fundamentos da desobediência civil.

Em 1908, ele escreveu que “a Autonomia do Índio”, em que ele coloca em discussão os valores da civilização ocidental. Em 1914, ele retornou ao seu país, e ele começou a espalhar as suas ideias.Terminada a Primeira Guerra Mundial, a burguesia, na Índia, desenvolveu um forte movimento nacionalista, formando o Partido do Congresso Nacional Indiano, tendo como líderes de Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nahru.

O programa pregou: a total independência da Índia, uma confederação de democrática, a igualdade política, para todas as raças, religiões e classes, as reformas econômico-social e administrativa e a modernização do Estado.

imagem29-01-2019-14-01-09


/legenda]

Mahatma Gandhi destacou-se como o personagem principal da luta pela independência da índia. Iniciar marchas e desobediência civil, incentivando o não-pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses.

Apesar de usar a violência na repressão do movimento nacionalista da Índia, os britânicos evitado o confronto aberto. Em 1922, uma greve contra o aumento de impostos recolhe uma multidão queima um posto policial e Gandhi é preso, julgado e condenado a seis anos de prisão.Lançada em 1924,

Gandhi abandonado por alguns anos, a atividade política ostensiva. Em 1930, ele organizou e liderou a famosa marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros, Ahmedhabad para Dandi, para protestar contra os impostos sobre o sal.

As rivalidades que existiam entre hindus e muçulmanos, que tinha como representante de Mohammed Ali Shaheen e que defendia a criação de um Estado muçulmano, retardaram o processo de independência.

Em 1932, sua greve de fome para chamar a atenção de todo o mundo. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Gandhi de volta na luta para a retirada imediata dos britânicos do seu país. Em 1942, ele foi preso novamente. Finalmente, em 1947, os britânicos reconheceram a independência da Índia, no entanto, o apoio dos seus interesses económicos.

As atividades políticas de Mahatma (grande alma), foi sempre ligada à sua filosofia de não-violência, o único caminho para a conquista da igualdade. Opor-se a violência a violência só aumenta o mal.

Para ele, a libertação da alma humana, em relação à servidão da terra, só pode ser alcançado através de uma disciplina de diário, rigoroso, a meditação, o jejum e a oração que o leva a um completo domínio dos sentidos.

Gandhi é considerado uma importante referência histórica para os movimentos pacifistas que ocorreu no mundo.

Deixe um comentário