Capacitação gratuita amplia oportunidades diante da demanda crescente por profissionais na área de Tecnologia da Informação

Início » Capacitação gratuita amplia oportunidades diante da demanda crescente por profissionais na área de Tecnologia da Informação

 O Projeto do QualiFacti,  iniciativa de capacitação tecnológica gratuita, prepara o caminho para carreiras promissoras em TICs, atendendo às necessidades do mercado.

A demanda por profissionais qualificados na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vem crescendo em todos os setores da economia, e reflete não apenas o significativo aumento da importância da tecnologia nos negócios e na vida cotidiana, mas também destaca a necessidade urgente de talentos qualificados para manter o ritmo de inovação e crescimento no mercado global.

Segundo o  relatório Futuro dos Empregos 2023 a 2027, divulgado pelo  Fórum Econômico Mundial, o mercado de trabalho está passando por uma transformação tecnológica. As áreas que são apontadas como as mais promissoras para os próximos anos são de análise de Big Data (grandes volumes de dados), IA (Inteligência Artificial) , Aprendizado de Máquina e Segurança Cibernética, com projeção de um aumento médio de 30% até 2027. Esta transformação não apenas cria novas oportunidades de emprego, mas também desafia o mercado a repensar suas estratégias para suprir essa demanda crescente por profissionais de TICs. Quase 75% das empresas que participaram do relatório responderam que planejam ou já adotaram a IA em seus processos operacionais, um movimento que deve influenciar significativamente o mercado de trabalho, demandando uma busca profunda pelo conhecimento na área.

Durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, que aconteceu em janeiro deste ano, a IA foi destaque entre os participantes. Conforme estimativas dos economistas-chefes, cerca de 94% preveem que a Inteligência Artificial impulsionará a produtividade em economias desenvolvidas ao longo dos próximos cinco anos. Por outro lado, essa expectativa reduz para 53% quando se trata de economias emergentes.

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, também presente em Davos, destaca que a evolução da IA é similar a uma nova “revolução industrial”. O FMI apresentou um estudo onde aponta que nas economias avançadas, cerca de 60% dos empregos estão expostos à IA devido à prevalência de empregos orientados para tarefas cognitivas. Nas economias emergentes, a exposição é de 40%, percentual que se reduz para 26% nos países de baixa renda.  

Recentemente, a consultoria International Data Corporation (IDC) divulgou um relatório que contém um panorama da indústria de Tecnologia da Informação (TI) na América Latina para o ano atual, projetando um crescimento de cerca de 11% em 2024. De acordo com a análise da consultoria, espera-se que alguns países registrem um crescimento positivo, com destaque para o Brasil cuja expansão prevista é de 12% no setor. Enquanto isso, as projeções para outros países da região são mais moderadas: Argentina (7%), Chile (11%) e Peru (11%). Mesmo em comparação com os Estados Unidos, que possuem uma economia mais estável, a previsão de crescimento é inferior, com 9%.

Ainda segundo o relatório da IDC, prevê-se que até 2027, as 5 mil principais empresas da América Latina destinem mais de 25% de suas despesas com tecnologia da informação em projetos que envolvam Inteligência Artificial, como um exemplo destacado.

Diante deste cenário, a educação e a formação continuada emergem como estratégias fundamentais para o mercado. Além disso, o mercado ainda enfrenta o desafio de diversificar o perfil dos profissionais de TI, incluindo mais mulheres e minorias no setor. Este aspecto é vital para construir um ecossistema de TI robusto e diversificado, capaz de inovar e responder às rápidas mudanças tecnológicas.

QualiFacti: contribuição para a capacitação tecnológica

O QualiFacti, realizado pela Facti, Instituição Científica e Tecnológica (ICT) especializada em soluções tecnológicas e capacitação em TICs. O projeto faz parte do Programa MCTI FUTURO, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela SOFTEX

Levando em consideração as tendências atuais e futuras, o QualiFacti adota uma abordagem proativa na atualização constante da oferta de cursos e dos materiais didáticos utilizados, assegurando que o conteúdo e as habilidades ensinadas estejam sempre alinhadas às  exigências do setor. 

A capacitação continuada é essencial para preparar profissionais capazes  para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, afirma José Augusto de Lima Prestes, Coordenador-Geral da Projeto.

A metodologia dos cursos permite aos alunos assimilarem o conteúdo de forma eficaz, seja para ingressar no mercado de trabalho, avançar em suas carreiras ou aprimorar seus conhecimentos.

Inscrições abertas 

O QualiFacti está com inscrições abertas para cursos rápidos de 15 horas, nos temas Machine Learning, Inteligência Artificial para melhorar o ensino e aprendizagem, Análise de Dados e um curso intensivo de 240 horas em Inteligência Artificial aplicada à Visão Computacional, para saber mais e se inscrever visite o site oficial do QualiFacti: www.qualifacti.com.br.

Realizados no formato online e assíncrono, os alunos têm a liberdade de organizar seus estudos de acordo com suas próprias rotinas, aproveitando a flexibilidade para acessar o conteúdo e realizar as atividades em momentos que melhor se encaixam em seus horários. Essa abordagem permite que os participantes conciliem efetivamente seus compromissos pessoais e profissionais com o avanço de sua educação, otimizando o processo de aprendizado.

Sem barreiras tecnológicas, é acessível a todos, independentemente do nível de conhecimento prévio em tecnologia. Ao concluir e submeter as atividades até o último dia, os participantes recebem certificados, ressaltando suas competências adquiridas.Contato para a imprensa: [email protected]

Leave a Reply

Your email address will not be published.