Rio Madeira pode atingir cota de inundação nas próximas 48h na capital

O rio Madeira pode atingir a cota de 17 metros nas próximas 48 horas em Porto Velho. Segundo a Defesa Civil, esta é a cota de transbordamento para uma eventual cheia na capital.

Na tarde desta segunda-feira (25), o rio marcou 16,85 metros.

Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira), o nível do rio seguirá tendência de leve subida, podendo atingir a cota de 17 metros em até dois dias.

O aumento do nível do rio se deve por causa das constantes chuvas concentradas na bacia do Rio Madeira, localizada na Bolívia.

Além disso, nesta semana são previstas intensas chuvas para Porto Velho.

Veja abaixo, em milímetros, a previsão de chuva para a capital do estado nos próximos dias:

48h: 20,6 mm
72h: 20,8 mm
96h: 28,4 mm
120h: 29,8 mm
400 atingidos

A cheia do rio Madeira já atinge mais de 400 pessoas na capital. Mais de 10 famílias estão desabrigadas e pelo menos 28 desalojadas.

“Os desabrigados estão na área rural e são mantidos em barracas, com ajuda das secretarias envolvidas no apoio humanitário”, explicou Marcelo Santos, coordenador de Defesa Civil do município.

Nesta segunda-feira, secretarias municipais e instituições do Estado se reuniram para viabilizar a organização de uma Sala de Situação, através da qual os atingidos pelo rio Madeira receberão ajuda.

A cheia já prejudica produtores rurais em distritos. Alguns deles já perderam toda lavoura devido ao avanço da água nas propriedades.

Cheias históricas

Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira atingiu mais de 19 metros. Milhares de pessoas foram retiradas de casa.

(Por: G1 )

Rio Madeira pode atingir cota de inundação nas próximas 48h em Porto Velho
Rio Madeira pode atingir cota de inundação nas próximas 48h em Porto Velho

Veja também:

Deixe um comentário