Como aprender a fazer bons investimentos?

Início » Como aprender a fazer bons investimentos?

Quem pretende começar a investir, antes de qualquer coisa, precisa adquirir conhecimento sobre o assunto. Ou seja, aprender a investir para, só então, poder colocar o conhecimento em prática.

Lembrando que investir possibilita alcançar os mais diversos objetivos, desde comprar um imóvel, até poder se aposentar com mais qualidade de vida.

Porém, antes de começar a investir, é preciso entender como o mercado funciona, quais os investimentos mais adequados para você, e quais os riscos que está disposto, ou pode correr. 

Por que aprender a investir 

Quem acha que investir visa apenas fazer o dinheiro render ou multiplicar, está parado no século passado, já que, atualmente, existem diversos tipos de investimentos e sem limites de possibilidades.  

Porém, quem deseja começar no mundo dos investimentos precisa ter em mente que quanto maior os riscos, maior o retorno que, por outro lado, nunca é garantido.

Mas, vale lembrar que nem mesmo guardar dinheiro, atualmente, é garantido, porque a inflação é um dos grandes vilões desta jornada, desvalorizando nosso capital ao longo do tempo.

Por isso, investir é a melhor forma, e a mais rápida, de conseguir bons rendimentos e poder realizar sonhos, desde independência financeira, viajar, comprar um imóvel, aumentar seu patrimônio, construir uma reserva de emergência, entre outras possibilidades.

Como aprender a Investir

Como já vimos, aprender a investir é o melhor caminho para quem deseja realizar sonhos e construir patrimônio de uma forma mais garantida e sólida. 

Quer começar a investir mas não sabe como? Então, confira abaixo algumas dicas:

  • Defina um objetivo: pensar em investir sem ter um objetivo em mente é um dos erros mais comuns, é fundamental definir os sonhos que pretende realizar e, assim, terá mais facilidade e motivação na hora de montar a sua carteira.
  • Estabeleça prazos: tendo os objetivos todos em mente, então, é hora de definir os prazos de realização de cada um deles, por exemplo, comprar um carro de R$ 50 mil em 5 anos ou fazer uma viagem para a Grécia em 2023. Estabelecer esses prazos é fundamental, pois a maioria dos ativos financeiros, como os de renda fixa, possuem prazos de investimento e aportes mínimos para começar.
  • Pesquise: são muitas informações vindas de todos os lados, e nem todas são de qualidade, por isso, é muito importante pesquisar por fontes confiáveis como, por exemplo, abrir uma Conta Vip IQ, ou em qualquer outro site e plataforma conhecida, especializadas em economia, onde terá acesso às novidades do setor. Nestes meios, também, podemos descobrir bons cursos, artigos sobre o mercado financeiro e dicas de especialistas.
  • Faça cursos: atualmente, é possível contar com muitos cursos voltados para diversos tipos de investimentos, e cursos até gratuitos online. A dica, no entanto, é buscar aqueles com boas avaliações e, de preferência, oferecidos por experts do mercado financeiro.
  • Invista em livros: existem muitos livros sobre investimentos que trazem excelentes ideias e inspirações para quem quer aprender a investir. Dentre alguns títulos, podemos citar: O investidor inteligente (Benjamin Graham); Como enriquecer na Bolsa de com Warren Buffett (Mary Buffett e David Clark); Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett (Mark Tier).
  • Mantenha-se informado: sem dúvida, o mercado financeiro é muito dinâmico e estar sempre por dentro é um dos segredos dos grandes investidores, assim, se quer aprender a investir de verdade, é preciso se manter sempre informado sobre as novidades do setor.
  • Não deixe para depois: é comum o novo investidor sentir medo, mas é preciso por em prática o conhecimento adquirido, ou nunca irá sair do lugar.

Enfim, investir requer conhecimento, paciência, prática e, claro, bom senso, esses são os pilares de um investimento seguro e de sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.