Mercado de startups no Brasil

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Startup é um modelo de negócio repetível, escalável e que possui como base a tecnologia.

Ex: Infoprodutos. Uber, Spotify, etc.

 

São consideradas escaláveis, porque suas escalas de crescimento não são diretamente proporcionais ao investimento em estrutura.

 

Depois da base estrutural montada, estas empresas escalam enormemente seus faturamentos com o mínimo de investimento possível, somente investimento em inovação e tecnologia.

 

Ao contrário da Coca Cola, por exemplo, que para aumentar seu faturamento, precisa investir pesado em estrutura (estoque, maquinário, logística, etc).

 

O mercado de startups no Brasil, e no mundo, vem se destacando e crescendo cada vez mais.

 

E sabe o que é mais legal? Os verdadeiros talentos deste mercado são jovens de 14, 16, 25 anos de idade, que entendem bem esta nova dinâmica, são extremamente criativos, inteligentes e executores (tiram da teoria e aplicam na prática).

 

A quantidade de jovens milionários no mundo vem crescendo significativamente em função disso.

 

Alguns dados interessantes das startups no Brasil

 

Hoje existem, aproximadamente, 13.200 startups no Brasil, distribuídas em 634 cidades.

 

A grande maioria na região sudeste, seguida da região sul, nordeste, centro oeste e norte, nesta ordem.

 

O Brasil é um dos principais celeiros de Startup no mundo e ocupa a terceira posição no ranking mundial de “Startups Unicornios”.

 

“Startups unicórnios” é um termo utilizado para se referir às startups com valor de mercado igual ou superior a R$ 1 bilhão de dólares.

 

Temos 15 dessas no Brasil (99, Nubank, Arco Educação, Movile/Ifood, Stone, Gympass, Loggi, Quinto Andar, Ebanx, Wildlife, Loft, Vtex, C6 Bank, Creditas e MadeiraMadeira).

 

Somos o terceiro país no ranking mundial de geração de Unicórnios (Estados Unidos em primeiro e China em segundo).

 

O nosso mercado de startups já é considerado maduro e ainda está em fase de crescimento, as startups no Brasil se iniciaram em 2012 e ainda temos muita estrada pela frente!

 

Características incentivadoras

 

  • Investidores anjos: São pessoas que ficam antenadas no mercado de startups em busca de projetos promissores, onde eles possam investir capital para acelerar o crescimento da empresa e seus resultados e, consequentemente, receber grande remuneração por isso (altos ganhos de capital).

 

  • Organização e estrutura: É fundamental iniciar o projeto de forma organizada e estruturada, mesmo que com poucos recursos.

 

É bom ter uma assessoria jurídica e contábil logo na criação do contrato social, já vislumbrando a possibilidade do projeto despertar o interesse de investidores.

 

Quando o projeto é muito bom, é uma questão de tempo chegar uma grande empresa querendo entrar no negócio. Essas empresas fazem criteriosas análises jurídicas, financeiras e contábeis antes de fazer uma proposta de parceria ou de compra.

 

Quando a startup analisada está toda certinha, sua atratividade aumenta, este é um bom facilitador.

 

Hoje há startups iniciando suas atividades já pensando em conceder 20% do negócio ao primeiro aporte investidor.

 

É normal grandes empresas comprarem ou se tornarem sócias de startups de sucesso.

 

Ex: O Itaú comprou boa parte da XP Investimentos, a Ambev vem comprando startups no seu segmento, o Mc Donald’s vem comprando startups no seu segmento… e por aí vai.

 

 

  • Tecnologia e inovação: Quanto mais tecnológica e inovadora for a startup, mais chances de decolar ela terá.

 

Os investimentos em tecnologia e inovação sempre precisarão ocupar lugar de destaque no orçamento financeiro das startups.

 

  • O poder das startups: Startups mudam mercados, aperfeiçoam os segmentos em que atuam, alteram o padrão de funcionamento do mercado em função de gerarem maior praticidade, conforto, segurança e outras demandas do seu público alvo, incluindo uma justa relação custo x benefício.

 

Isso deixa o mercado mais maduro, mais profissional e com uma relação mais justa com o consumidor.

 

A empresa Total Connect, por exemplo, tem ajudado diversos lojistas a vender mais, tendo inclusive alcançado recorde de número de clientes durante o ano de 2020.

 

O prazo de validade das empresas que produzem e vendem produtos e serviços enganadores está chegando ao fim.

 

Startups valorizam o bom produto, o bom consumo e as boas práticas comerciais.

 

  • Resiliência: Coisas erradas aconteceram, erros constantes ocorrerão.

 

Em toda e qualquer Startup há erros constantes, simplesmente porque são projetos inovadores, que modificam conceitos, que impactam segmentos.

 

Experimentações são necessárias, sem elas não há evolução, e onde há experiências, há erros!

 

Portanto é necessário perder o medo de errar. Aliás, é necessário perder o medo de quase tudo!

 

Porém, podemos medir os riscos e os impactos dos erros e trabalhar dentro de uma margem de segurança.

 

  • Persistência é fundamental, teimosia não.: Teimosia atrapalha e causa desastres dentro do modelo de negócios das startups, são totalmente dispensáveis.

 

As grandes vantagens competitivas das Startups quando comparadas às grandes empresas são justamente a velocidade das mudanças e a forte capacidade de adaptação, enquanto as grandes empresas ainda possuem estruturas pesadas, burocratizadas e “engessadas”.

 

Esta essência de agilidade, pensamento “fora da caixinha”, inovação e outros facilitadores, não podem se perder em meio a gestões egocêntricas e/ou teimosas.

 

O mindset tem que estar ajustado ao modelo de startup.

 

  • Processos bem definidos: Toda e qualquer empresa de sucesso possui excelentes processos, inclusive as startups.

 

Todos os envolvidos devem se submeter a esses processos, com o comprometimento de evoluí-los a cada dia, sem interrupção.

 

Se não trabalharmos com a hipótese de que o que fazemos hoje será obsoleto amanhã, algum concorrente nosso irá tomar o nosso espaço a qualquer momento.

 

Desenvolvimento e aprimoramento de processos e produtos nunca acabam.

 

  • “As almas escolhem os corpos.”.: Quando uma startup é composta por uma equipe de alma, apaixonado pelo projeto, 200% engajada, ninguém segura.

 

Os dois principais desafios de uma startup no Brasil:

 

  • A carga tributária é um dos fatores que dificultam o caminho das

 

Na contramão dos países que incentivam este modelo de negócios, concedendo incentivos fiscais, o governo brasileiro é voraz na cobrança de impostos.

 

Paga-se algo em torno de 15% do faturamento em impostos.

  • A instabilidade financeira no início do projeto.

 

Não há salário pré-estabelecido até que o projeto comece a gerar lucro ou até que um grande aporte de capital seja realizado por um investidor.

 

O início é dureza!

 

 

Dicas de ouro:

 

  • Construir com o seu público o melhor produto possível, conquistar a confiança deste público entregando sempre a melhor solução e nunca parar de aperfeiçoar os seus processos e o seu produto é o melhor caminho para alavancar uma Startup.
  • Não aceite conselhos de quem não chegou aonde você deseja chegar.

 

A frase é autoexplicativa, não requer comentários, apenas reflexão!

 

Reflexão:

 

Você é empreendedor? Possui uma boa ideia que melhora a vida de um determinado público alvo, agregando valor onde nenhuma outra empresa está conseguindo agregar? Este é um valor percebido e valorizado pelo público alvo? O modelo de negócios é repetível, escalável e tem uma base tecnológica?

 

Então não perca tempo, convoque a melhor equipe possível, com pessoas de valor, cada um dominando a sua área específica, e comece a sua Startup.

 

As startups aceleraram o crescimento e o processo de enriquecimento do Brasil e são os jovens os principais responsáveis por isso.

 

Já tem um palpite de qual será a próxima startup brasileira a se tornar unicórnio?