Como trabalhar em casa e economizar na conta de luz?

Início » Como trabalhar em casa e economizar na conta de luz?

Iremos oferecer algumas das chaves para que saiba como é possível trabalhar a partir da sua casa sem despesas suplementares e poupar na factura de electricidade melhorando o nível de eficiência e também as condições do contrato de energia eléctrica.

É possível economizar na conta de luz com o teletrabalho?

Se forem aplicados os devidos hábitos de consumo e as condições do contrato de energia forem adaptadas às novas necessidades do teletrabalho, não só se podem evitar os custos suplementares associados ao teletrabalho, como também é possível poupar de forma generalizada na conta de electricidade.

Para economizar na conta de luz, deve ter em conta alguns pontos:

  1. Melhorar o nível de eficiência energética de todos os sistemas do lar;
  2. Planeje o consumo de energia com base nas horas de teletrabalho;
  3. Encontre o melhor preço para cada um dos termos da fatura (potência elétrica, preço de energia etc.);
  4. O melhor a fazer para encontrar a melhor tarifa de energia elétrica no momento é usar um comparador de tarifas de energia, levando em consideração a potência contratada e as necessidades de consumo de energia dentro de casa. Por exemplo, se você está todo o dia em casa trabalhando, não tem sentido ter uma tarifa de energia onde a eletricidade é mais econômica de noite.

Por outro lado, melhorar o isolamento térmico e as condições de eficiência energética dentro de casa ajuda imediatamente a reduzir o consumo de energia, mesmo que os aparelhos sejam utilizados por um maior número de horas enquanto trabalha em casa. Por exemplo: os sistemas de automação residencial são uma tecnologia cada vez mais barata e ao alcance de todos os orçamentos para economizar nas contas de luz e proteger todos os tipos de edifícios.

Com esses sistemas você tem um controle total de sua casa, esteja sentado no sofá ou através do seu smartphone se estiver em viagem. Apenas deve ter contratado dados móveis ou um serviço de internet fixa que façam parte dos pacotes da operadora Meo, por exemplo.

Dicas para reduzir o consumo de energia enquanto trabalha em casa

Se você é uma daquelas pessoas que adquiriu o teletrabalho como uma nova rotina de vida, fique com algumas as chaves para que você possa se beneficiar desta modalidade evitando encargos extras pelo consumo de energia dentro de sua casa:

  • Melhore as condições de iluminação no espaço onde costuma trabalhar para não depender de fontes de iluminação artificial. Isso é feito redistribuindo os elementos dentro do espaço, dependendo de onde a janela está localizada, que é a fonte de luz natural. Certifique-se de encontrar a posição ideal para a tela do computador, evitando o incômodo reflexo direto do sol.
  • Regularize a entrada de luz natural para aproveitar ao máximo este recurso natural. Pode-se recorrer ao uso de persianas e cortinas para variar o nível de intensidade da luz a cada hora do dia. Todas essas funções podem ser programadas automaticamente graças aos sistemas de automação residencial.
  • Invista em sistemas eficientes para que o elevado número de horas de uso durante o trabalho não leve ao aumento da conta de energia. É especialmente útil substituir o sistema de iluminação por LEDs de baixo consumo de energia e renovar gradualmente os dispositivos eletrônicos com classificados com a etiqueta A + (que é a melhor classificação energética).