5 razões para mudar para o autoconsumo

Início » 5 razões para mudar para o autoconsumo

Não se preocupe, você não é a única pessoa que se sente assim, e isso é normal porque a conta de luz não para de aumentar ano após ano. Nesse cenário, o autoconsumo fotovoltaico pode ser sua salvação!

 

A energia solar fotovoltaica é um investimento seguro e lucrativo, tanto para residências como para empresas e indústrias. Com a instalação de painéis solares para autoconsumo, não só poderá ter energia verde, mas também reduzirá significativamente o seu consumo de eletricidade.

 

Muitos países, principalmente os que têm muitas horas de sol por ano, são defensores do autoconsumo, tanto por questões econômicas como ambientais.

 

Praticamente, em qualquer telhado, seja de uma moradia unifamiliar, um condomínio, um edifício ou armazém, podem ser instalados painéis solares para autoconsumo, embora o aconselhamento, planeamento e dimensionamento do projeto de instalação devam ser sempre considerados.

 

Tanto as empresas como as famílias podem mudar para o autoconsumo. Em ambos os casos, é recomendável que tenham um consumo mais elevado para que a instalação seja rentável a médio e longo prazo.

 

E se ainda tem algumas dúvidas sobre porque deve mudar para o autoconsumo, vamos dar-lhe 5 razões pelas quais, pelo menos, pense nessa solução:

 

  1. Seu bolso notará

 

Esta é uma das vantagens mais suculentas e que tem feito milhares e milhares de pessoas decidirem apostar no autoconsumo fotovoltaico como sistema de poupança. Embora seja muito difícil estabelecer o intervalo exato de poupança, uma vez que depende do tipo de habitação, da localização e do tipo de contrato, a instalação de painéis solares nas habitações permite que a fatura de eletricidade seja reduzida em cerca de 30%.

 

  1. Obtenção de benefícios fiscais

 

Em vários países já existem campanhas para motivar os consumidores de energia a instalarem sistemas de autoconsumo elétrico. Essas ações visam oferecer incentivos fiscais a particulares ou às empresas que optem pelos sistemas de energia solar.

 

Muitas das bolsas são concessões anuais para facilitar a instalação e o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos ou maior retorno sobre o investimento (ROI) onde através da economia obtida pela captação de energia solar, conta como lucro para quem tiver uma empresa, por exemplo.

 

Alguns estados ou até municípios podem oferecer descontos para quem instalar painéis solares nesse local.

 

  1. Você cuida do meio ambiente

 

Proteger e melhorar o meio ambiente é assunto de todos e qualquer ação, por menor que seja, contribui. Se você optar pelo autoconsumo, sem dúvida está ajudando a melhorar o planeta.

 

O consumo de energias renováveis, como a fotovoltaica, reduz o consumo de energias mais poluentes, como as provenientes de combustíveis fósseis, e contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Além disso, para as empresas, apostar neste tipo de energia verde aumenta a responsabilidade social corporativa e melhora consideravelmente a imagem da marca.

 

  1. É pago rapidamente e dura muitos anos

 

É verdade que a instalação de painéis solares requer um certo investimento inicial. Mas, como em muitas áreas comerciais, quanto mais demanda, mais oferta e os preços caem. Assim, os custos dos painéis solares estão diminuindo, o que significa que a amortização fica coberta em menos anos e você começa a economizar muito. Para se ter uma ideia, normalmente é normal entre 5 e 10 anos de prazo de reembolso, mas pode variar em cada caso particular. Além disso, ao contrário de outras tecnologias, os painéis solares não requerem muita manutenção e sua vida útil pode ultrapassar 30 anos.

 

  1. Você se torna o dono da energia

 

Ter o controle do seu consumo e saber que está contribuindo para a melhoria do meio ambiente lhe dará mais poder. Sabia que toda a energia que você capta, pode ser armazenada em baterias próprias, e a energia que sobre pode ser vendida às empresas de eletricidade? Com isso terá uma renda extra e ainda economiza dinheiro.

Ao se iniciar no mundo o autoconsumo elétrico, não terá mais dependência da rede elétrica tradicional, nem terá mais o aborrecimento de fazer contratos de luz.

 

Você precisa de mais motivos para mudar para o autoconsumo e pagar menos na conta de luz?