POSSE PRESIDENCIAL: Bolsonaro toma posse e é o novo presidente do Brasil

Início » POSSE PRESIDENCIAL: Bolsonaro toma posse e é o novo presidente do Brasil

O presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, declara Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão empossados como presidente e vice-presidente da República, respectivamente, para o período de 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

Cerimônia de posse é acompanhada por telões na Praça dos Três Poderes (Foto: Edgard Matsuki/EBC)

O novo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi bastante aplaudido pelo público que acompanha a cerimônia de posse por telões na Praça dos Três Poderes em três momentos do discurso no Plenário da Câmara.

O primeiro foi quando criticou a irresponsabilidade econômica de governos anteriores.

O segundo foi quando comprometeu-se a combater a chamada ideologia de gênero nas escolas e a livrar o país das “amarras ideológicas”.

O terceiro foi quando repetiu o lema “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, popularizado na campanha eleitoral.

“Montamos nossa equipe de forma técnica, sem viés político, que tornou o Estado ineficiente e corrupto.

Realizaremos reformas estruturantes, que serão essenciais para a saúde financeira e sustentabilidade das contas públicas.

Precisamos criar um círculo virtuosos e abrir nossos mercados para o comércio internacional”, disse o novo presidente.

Jair e Michelle Bolsonaro chegaram ao Congresso Nacional, acompanhados de Hamilton Mourão e esposa, na tarde desta terça-feira (1).

Depois de cumprimentarem os presidentes da Câmara e do Senado, eles subiram a rampa do Congresso Nacional.

Após deixar o Congresso Nacional, Bolsonaro passou revista as tropas militares e deixou o local ao lado da esposa, Michele para se dirigir ao Palácio do Planalto onde irá receber a faixa presidencial das mãos de Michel Temer, ex-presidente da República, além de autoridades estrangeiras.

Um dos filhos de Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, acompanha o pai no desfile pela Esplanada dos Ministérios, junto ao Rolls-Royce presidencial. O carro foi seguido por seguranças a pé e pelos Dragões da Independência.

Jair Bolsonaro acena para o público concentrado no Congresso Nacional, onde ele desembarca nesse momento.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, divulgou há pouco no Twitter um vídeo no qual pede apoio da população para “mudar o destino do Brasil”.

O vídeo foi gravado minutos antes de Bolsonaro deixar a residência oficial da Granja do Torto para se deslocar à cerimônia de posse, na Esplanada dos Ministérios.

O senador eleito Flávio Bolsonaro e o deputado eleito Eduardo Bolsonaro, ambos filhos do presidente eleito Jair Bolsonaro, circulam pelo plenário da Câmara enquanto aguardam o pai.

No plenário da Câmara, os presentes conversam descontraídos enquanto aguardam a chegada do presidente eleito.

Entre os que podem ser vistos no local, estão o presidente da Bolívia, Evo Morales, o ex-presidente Fernando Collor, parlamentares recém-eleitos e futuros ministros, bem como parentes e amigos do presidente eleito.

Também encontram-se no plenário da Câmara militares de alta patente e religiosos.

PRESIDENTE ELEITO

Eleito em outubro de 2018 com mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro toma posse como presidente da República neste dia 1º de janeiro. A cerimônia começa no início desta tarde, com atos no Congresso Nacional, às 15h (horário de Brasília), e no Palácio do Planalto e no Itamaraty.

(Fonte: Agência Brasil)

Leave a Reply

Your email address will not be published.