Passo a passo de como trocar pneus da forma correta?

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Faça-o uma vez, saiba-o para a vida. Com as ferramentas certas, é absolutamente seguro trocar os pneus de veículos de passeio por conta própria. Siga este guia para carros, trailers e vans e caminhões de mudanças comerciais com rodas de até 33”.

Antes que você comece

Se você tem um apartamento:

  • Se você é um prestador de serviços e dirige uma pequena van de transporte de doces e kits de festas, tenha um macaco mais forte para aguentar o peso da carga.
  • Ligue as luzes de perigo, reduza lentamente a velocidade e, se possível, pare em um trecho plano e reto com um acostamento largo.
  • Dica de segurança: seu pneu sobressalente não foi projetado para rodar em alta velocidade ou em longas distâncias. Certifique-se de que seu pneu furado seja reparado ou substituído o mais rápido possível.

Se você estiver trocando seus pneus:

  • Escolha um local seguro longe do trânsito, pedestres, crianças ou animais de estimação e certifique-se de ter um local nivelado para trabalhar para que seu veículo não role.
  • Assegure-se de que todas as rodas estejam apontando em linha reta.
  • Dica de segurança: Quando o veículo estiver levantado, você nunca deve passar por baixo do veículo. Se você tiver um cavalete, coloque-o sob um ponto seguro da estrutura do veículo antes de remover a roda.

Guia passo a passo

Passo 1

Antes de levantar o carro, solte as porcas [2 minutos]

  • Aplique o freio de emergência. Se sua roda tiver uma calota, use sua chave de roda para removê-la.
  • Usando a chave de roda em cada porca, aplique pressão no sentido anti-horário para quebrar a resistência da porca. Para esta etapa, as porcas podem exigir muita pressão, então realmente jogue seu peso nela.
  • Quando a resistência estiver quebrada, não remova as porcas, pois elas prendem o aro ao veículo. Lembre-se: quando se trata de girar porcas, canhoto solto, direito apertado!

Passo 2

Agora que as porcas estão girando livremente, levante o carro [3 minutos]

  • Usando o macaco para carro que acompanha seu veículo ou um macaco de piso que você pode comprar em qualquer loja de autopeças, levante o veículo até que a roda fique cerca de 4 a 5 polegadas do chão.¹
  • Dica de segurança: Se você tiver um cavalete, coloque-o sob um ponto seguro do chassi do veículo antes de remover a roda.
  • Role e posicione o Jack and Jill of All Tires² abaixo da roda.
  • Puxe para cima a alça do Jack e Jill até que ambas as bases dos roletes abracem firmemente a roda.
  • Ainda puxando a alça, coloque o pé na base do rolete do Jack and Jill para mantê-lo confortável ao redor da roda enquanto você gira o botão e empurra a alavanca do came em direção aos braços para garantir a posição.

etapa 3

Remova o pneu [1 minuto]

  • Remova as porcas soltas manualmente ou com a chave de roda.
  • Com uma mão, estabilize a roda. Coloque a outra mão na alça do Jack and Jill para puxar a roda para fora dos pinos da roda e para longe do veículo.
  • Remova o pneu velho do Jack and Jill e coloque-o de lado para que não role.

Passo 4

Substitua o pneu [2 minutos]

  • Se houver uma diferença de altura entre o pneu velho e o novo, ajuste a altura do Jack e Jill para acomodar a roda de substituição.
  • Coloque a nova roda no Jack e Jill e manobre-a para o veículo.
  • Quando o pneu estiver posicionado, gire a roda sobre os roletes e alinhe os furos do aro com os pinos da roda.
  • Empurre suavemente o pneu nos pinos da roda até que eles apareçam através do aro.
  • Aperte manualmente as porcas no lugar, trabalhando em um padrão cruzado e diagonal, conforme ilustrado na foto.
  • Remova o Jack and Jill abrindo a alavanca do came e abaixando os braços.

Etapa 5

Abaixe parcialmente o carro [2 minutos]

  • Use o macaco para abaixar parcialmente o carro para que o pneu novo fique apoiado no chão, mas o peso do veículo não esteja totalmente no pneu. A roda mal deve tocar o chão, mas não deve ser capaz de girar.
  • Trabalhando mais uma vez em um padrão diagonal cruzado, dê uma primeira passada nas porcas, apertando-as com a chave, girando no sentido horário, até que fiquem firmes. Com uma segunda passagem, siga o mesmo padrão com uma segunda passagem para apertar totalmente as porcas empurrando a chave de roda com todo o peso do seu corpo.

Etapa 6

Terminar [2 minutos]

  • Abaixe totalmente o carro e remova o macaco do carro. Dê uma olhada rápida nas porcas usando a chave de roda para puxar as porcas e garantir que elas estejam o mais apertadas possível.
  • Se a calota que você tirou do aro antigo couber no aro novo, coloque-a no lugar da mesma maneira que você a removeu inicialmente. Se não couber, guarde-o com o pneu velho.
  • Coloque suas ferramentas de volta em seu carro. Antes de começar, faça uma verificação rápida da pressão de ar do seu novo pneu. Se estiver abaixo da quantidade recomendada, dirija lentamente até a estação de serviço mais próxima para dar um pouco de ar ao pneu.
  • Depois de dirigir por 40-60 quilômetros, você deve verificar rapidamente todas as porcas para garantir que elas ainda estejam apertadas após um ciclo de aquecimento inicial.

¹Para levantar com segurança e evitar danos ao veículo, siga as instruções para colocação do macaco no manual do proprietário do veículo. Muitos quadros de veículos têm plástico moldado na parte inferior com uma área limpa de metal exposto especificamente para o macaco.

²Essas etapas podem ser realizadas sem um carrinho de pneus Jack and Jill através de levantamento e posicionamento cuidadosos para evitar possíveis lesões. Certifique-se de consultar o manual do proprietário e revisar as etapas específicas sobre como trocar um pneu furado para seu veículo.

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