O que não colocar no currículo? Fique esperto

Início » O que não colocar no currículo? Fique esperto

Já falamos muitas vezes sobre dicas de como preparar um bom currículo, sobre incluir fotos ou não no currículo ou sobre quais documentos necessários e o que não falar em uma entrevista de emprego.

Dessa vez iremos fazer diferente, listamos algumas dicas do que NÃO colocar em seu currículo.

1 — Inserir fotos ou imagens no curriculo

Mesmo se você acha que poderia ajudar, fotos em um currículo simplesmente não são recomendadas. Em vez disso, coloque uma foto profissional e amigável no seu perfil do LinkedIn, onde uma foto é realmente necessária.

Elaborar um currículo com uma imagem de uma floresta ou paisagem como plano de fundo da página, por exemplo, não só torna o documento impossível de ler como provavelmente irreconhecível por um “Sistema de Acompanhamento de Candidatos”.

Como a foto não tem absolutamente nenhuma relação com o emprego em vista, o currículo será descartado indubitavelmente.

2 — Experiência em empregos anteriores

Colocar a sua experiência e qualificação se baseando no tempo em que permaneceu em seu ultimo emprego (a menos que haja uma boa razão) também não é recomendado.

Este é um mundo novo e a antiga experiência não é “a melhor arma que você tem nas mãos”. No mundo atual você tem que “mostrar as cartas que você tem na manda”.

O mundo dos negócios se preocupa com o que as pessoas sabem fazer neste exato minuto. Uma experiência de mais de 20 anos atrás perdeu sua relevância para o trabalho de hoje, a menos que, caso contrário, você tenha uma boa razão.

Apenas experiências mais recentes vão ajudá-lo a mostrar que você tem potencial para o emprego em vista.

3 — Histórico salarial

Seu currículo é um documento de marketing e não há lugar nele para seu histórico salarial.

Se for solicitado que você forneça informações sobre remuneração, então você pode dar uma idéia do seu nível salarial para que saibam. Mas, de maneira geral, não é apropriado informar os salários em seu currículo.

4 — Detalhes pessoais irrelevantes

Por exemplo, se você está procurando um trabalho em uma empresa de alimentos, poderia ser uma boa idéia incluir que você ganhou “tem experiência na área gastronômica e já trabalhou durante  três anos consecutivos”, mas, se você está procurando atuar como um engenheiro de software, não faz sentido nenhum incluir este detalhe em seu currículo.

5 — Referências

Suas referências são uma das ferramentas mais valiosas na busca por emprego. Trate-as com muito respeito e mantenha suas informações de contato confidenciais.

As referências não pertencem a um currículo. Em vez disso, crie um documento separado com o e-mail e o telefone de contato, e somente mostre o documento se for requerido.

Se você quer que os responsáveis pela contratação saibam que você tem um alto nível de referências, adicione-os ao seu perfil do LinkedIn ou anote em sua carta de apresentação o nome ou a posição da pessoa que você estará dando como referência.

Cada currículo deve ser diferente. Em alguns casos, estas cinco coisas podem ser adequadamente utilizadas, mas, é melhor você simplesmente as deixar fora de seu currículo.