Aprenda a criar uma boa rotina de saúde bucal

Início » Aprenda a criar uma boa rotina de saúde bucal

Cuidar dos dentes e alcançar um belo sorriso é algo muito almejado, mas para alcançar isso é preciso criar uma rotina de saúde bucal

 

Mas, afinal, qual a melhor forma de fazer isso? A resposta é adotar hábitos cotidianos como a limpeza, alimentação balanceada e supervisão profissional. Com isso, a arcada dentária se mantém saudável e livre de doenças.

 

Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 89% da população realiza higienização bucal pelo menos duas vezes por dia, porém, o ideal é que a limpeza bucal aconteça após cada refeição.

 

O descuido com a saúde bucal causa cáries, mau hálito, gengivite e periodontite, além de outros problemas pelo corpo, como alterações digestivas, imunológicas e até cardíacas, por conta das bactérias que passam pela corrente sanguínea.

 

Já para se ter uma ideia, pesquisas no Instituto Nacional do Coração mostram que 45% das doenças cardíacas no estado de São Paulo estão ligadas a problemas bucais consequentes da proliferação de bactérias, como cáries não tratadas, inflamação das gengivas, abcessos e dentes fraturados.

 

Em casos de deterioração estrutural da arcada dentária, seja unitária, parcial ou integral, a odontologia já avançou em seus procedimentos para atender os pacientes, podendo fazer a extração de dente e limpeza do local para a implementação de um implante. 

 

Reconhecendo a importância de garantir uma saúde bucal, agora serão passados hábitos para compor a rotina de quem deseja alcançar um sorriso bonito e saudável.

Alimentação

Para a saúde geral, a alimentação pode ser uma aliada fundamental, contribuindo para a nutrição do corpo.

 

Assim, manter o hábito de comer alimentos açucarados, gordurosos e industrializados também poderá trazer consequências ruins para vários lugares do organismo e também para a boca.

 

Os alimentos ricos em açúcar alimentam as bactérias da boca que propiciam a produção de um ácido e que desintegra o esmalte dental, deixando-o fragilizado à ação de cáries. Por isso, esse tipo de alimento deve ser evitado.

 

Para quem quer uma vida mais saudável e dentes mais bonitos, é recomendável que inclua-se alimentos saudáveis, ricos em nutrientes que fazem bem para o corpo e para a saúde dos dentes. 

 

Os alimentos aliados da saúde bucal são os ricos em vitamina D e cálcio, contribuindo com a nutrição e limpeza natural da boca, preservando seu esmalte.

 

Outros elementos que podem ser consumidos e contribuem para a manutenção da saúde são:

 

  • Vitamina C;
  • Proteínas;
  • Vitamina K;
  • Água. 

 

Com isso, os alimentos recomendados para incluir na alimentação são:

 

  • Leite;
  • Queijo;
  • Ovo;
  • Couve;
  • Espinafre;
  • Cenoura;
  • Maçã.

 

Muitas pessoas amam tomar café, ou mesmo suco de uva. Mas ligue o alerta para eles, pois podem manchar os dentes ou mudar a sua pigmentação. 

 

Isso acontece porque são líquidos muito pigmentados, assim como a beterraba e os refrigerantes. Portanto é preciso ter cuidado com o consumo frequente desses alimentos. 

 

A odontologia também já desenvolveu procedimentos para correção da coloração dos dentes. Assim, por meio do clareamento dental, a arcada dentária pode ficar até sete vezes mais brancas, principalmente se forem feitos os procedimentos a laser.

 

Contudo, a higienização correta ainda é primordial, garantindo a saúde e beleza da estrutura bucal.

Higiene bucal

Esse é o hábito mais importante para ser incluído na rotina das pessoas, pois a higiene bucal adequada remove as bactérias da boca e preserva o esmalte do dente, deixando a boca livre de doenças. 

 

A escovação é o hábito diário mais importante, pois é o responsável por retirar as impurezas da boca.

 

Para isso, deve-se escovar os dentes com uma escova de cerdas macias e em movimentos circulares, sendo feita ao final de cada refeição. Posterior a isso, deve-se escovar a língua em movimentos de vai e vem.

 

Após a escovação, a pessoa deve bochechar 20 ml de enxaguante bucal por cerca de 30 segundos.

 

Para o uso do fio dental, deve-se utilizar o dedo polegar e o indicador, passando o fio com cuidado entre os dentes para não machucar as gengivas. 

 

A higienização correta dos dentes é importante, principalmente para quem utiliza aparelho ortodôntico, pois este procedimento facilita o acúmulo de resíduos de alimentos nos dentes.

Ir ao dentista regularmente

Por último, mas não menos importante, todos devem ir ao dentista com frequência, para consultas de rotina.

 

Assim, como no caso do aparelho dental e a higienização, quem realiza ou necessita tratamentos ortodônticos, como o implante dentário ou algo do tipo, essas idas serão mais frequentes, conforme a indicação do profissional.

 

Com isso, o dentista acompanha a saúde bucal, limpa o tártaro e injeta o flúor para que o esmalte seja recuperado e fortalecido. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.