O Google revelou uma ampla reformulação do Google Workspace (anteriormente G Suite), seu pacote de ferramentas de produtividade e colaboração , em preparação para o surgimento do trabalho híbrido assim que a pandemia diminuir.
Em um modelo de trabalho híbrido, os funcionários dividem seu tempo entre a casa e o escritório, colhendo os frutos do trabalho remoto sem sacrificar os benefícios da interação face a face. No entanto, o Google acredita que esse novo arranjo flexível exigirá um conjunto de ferramentas adequadas para oferecer suporte a todas as formas de trabalho ao mesmo tempo.
“Estamos especialmente interessados no que chamamos de igualdade de colaboração, ou a capacidade de contribuir igualmente, independentemente de você estar sentado na mesma sala que seu colega ou em hemisférios separados”, disse Javier Soltero, que comanda o Google Workspace.
“Hoje, estamos anunciando novas ferramentas e recursos para ajudar as pessoas a aproveitar ao máximo seu tempo, colaborar igualmente e gerar mais impacto.”
Gerenciamento de tempo do Google Workspace
Algumas das mudanças mais significativas no espaço de trabalho, que devem ocorrer nas próximas semanas e meses, giram em torno de como os funcionários dividem seu dia de trabalho e se colocam à disposição dos colegas.
“Uma tendência que vemos na força de trabalho de hoje é o malabarismo entre responsabilidades profissionais e pessoais, com muitos funcionários trabalhando em ‘sprints’”, explicou Soltero. “À medida que mais empresas adotam um modelo híbrido e flexível, todos nós precisaremos de ferramentas que nos ajudem a alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e fazer o melhor uso de nosso tempo.”
- Veja também: Whatsapp GB é seguro?
Um novo recurso de “horas de trabalho segmentáveis”, por exemplo, permitirá que os usuários do Workspace especifiquem porções de tempo durante as quais estão disponíveis para reuniões, enquanto os “indicadores de localização” mostrarão em quais dias uma pessoa está trabalhando em casa e no escritório.
“Tempo de foco” e “eventos fora do escritório recorrentes”, por outro lado, darão aos usuários uma maneira de programar partes do dia sem distrações. O primeiro limita os tipos de notificações recebidas durante um período predefinido, enquanto o último pode ser usado para estabelecer intervalos de tempo regulares fora da mesa, recusando automaticamente todos os eventos de calendário que se sobrepõem.
O Workspace também está recebendo um novo recurso de análise que permitirá aos funcionários ver como seu tempo é dividido entre cada uma de suas responsabilidades. Esses dados são visíveis apenas para o funcionário, não para seu gerente, portanto, não podem ser usados como um meio de monitorar a equipe .
Colaboração
Além dos novos recursos de gerenciamento de tempo , o Google também fornecerá uma variedade de atualizações projetadas para tornar a colaboração mais “justa e acessível”.
- Veja mais: Whatsapp gb atualizado 2021
A empresa anunciou novas opções do Google Meet para aqueles que usam uma variedade de dispositivos (por exemplo, hardware de sala de conferência, Nest Hub Max etc.) para hospedar reuniões. De acordo com Soltero, essas “experiências de segunda tela” permitirão que os usuários apresentem e participem de todos os aspectos de uma reunião (bate-papo, enquetes, perguntas e respostas etc.) de qualquer dispositivo e local.
O Google Meet para dispositivos móveis também receberá uma exibição de blocos muito necessária, permitindo que vários participantes apareçam na tela ao mesmo tempo, enquanto o suporte picture-in-picture dará aos usuários a opção de realizar outras ações em seus dispositivos sem navegar para fora do feed de reunião.
Em nome da inclusão, entretanto, o Google está introduzindo um recurso de legendas ao vivo para transmissão ao vivo, com suporte para uma variedade de idiomas, junto com a funcionalidade de perguntas e respostas e pesquisa e a capacidade de transmitir em vários domínios do espaço de trabalho em uma única organização.