Google Ads e estratégias de SEM e SEO podem ficar obsoletos com o avanço da IA

*Por Daniel Bastreghi

Com o avanço e a popularização da inteligência artificial, como por exemplo, na modalidade generativa, é possível pressupor mudanças radicais na sociedade, principalmente nas dinâmicas sociais, econômicas, de consumo e de produção da informação. Para esse ano e para os próximos, uma previsão já bem difundida é a perda de relevância dos serviços de busca, como Google, Bing e Yahoo.

É muito provável que, nos próximos anos, muitas buscas deixem de ser feitas e se transformem em interações com os sistemas de IA. Isso por si só já traz um grande impacto: atualmente, SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization) são estratégias consolidadas de marketing digital, com bom retorno para anunciantes e estão entre as principais fontes de receita para a gigante Google, mas isso está prestes a mudar. 

É provável que, em alguns anos, SEM e SEO sejam práticas obsoletas. As palavras-chaves poderão não ser mais interessantes para exibir anúncios, pois as pessoas não estarão lá pesquisando um termo ou fazendo uma pergunta, mas sim usando a inteligência artificial generativa, como o ChatGPT ou o Copilot, da Microsoft, para tirar dúvidas e encontrar informações e soluções. Sendo assim, o Google precisará novamente inovar. O modelo de negócio que serviu de pilar estrutural para o marketing nos serviços de busca pode estar ameaçado. 

E, apesar de ainda não existir uma ideia certeira de como as plataformas de anúncios poderão ser integrados às interfaces de IA, já é sabido que a inteligência artificial muda radicalmente a forma como os consumidores interagem com o digital. Ela proporciona uma experiência muito mais fluida e objetiva. Se antes era necessário navegar por diversos websites para encontrar uma informação, agora pode bastar uma pergunta ao ChatGPT, ao Bard ou ao Copilot, talvez até por áudio ao invés de texto. Essa interação é mais breve e funcional para o usuário e pode ser que não envolva uma tela, então ele se sentiria mais confortável e satisfeito. 

Outra previsão é que, com essa mudança, o marketing tende a ser menos intrusivo. Isso será uma necessidade, pois a tolerância e a resposta dos consumidores aos anúncios baseados em interrupção vêm piorando. A monetização de conteúdo através de anúncios apostava em um aumento da tolerância do usuário ao marketing de interrupção, como ocorreu na televisão, no rádio e na mídia impressa. Mas o digital é um ambiente absurdamente diferente que instiga o usuário a constante interação e ao imediatismo. Então, qualquer comunicação não solicitada, como um pop-up ou spam, é percebido como uma perturbação e uma violação de seu espaço.

Logo, as plataformas de anúncios como Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads, entre outras, terão de buscar formatos de anúncios integrados aos diálogos com as IAs generativas, assim como programar os algoritmos de entrega e personalização desses anúncios para momentos realmente propícios e relevantes para o usuário. Isso não é simples, e sim um desafio tecnológico e mercadológico imenso, mas certamente promissor.

Além disso, as IAs devem agravar o efeito bolha. As mídias sociais, ao personalizar o conteúdo, favorecem a percepção errônea nos usuários de homogeneidade de preferências e ideias: forma-se uma pequena sociedade geograficamente dispersa onde todos acompanham o mesmo esporte, torcem para os mesmos times, têm os mesmos ideais e preferências políticas, etc. Isso é o conhecido “efeito bolha”. Se, em detrimento dos serviços de busca, os usuários passarem a interagir com as IAs generativas, terão experiências ainda mais personalizadas e, portanto, mais restritas às próprias bolhas.

Para se saírem bem neste cenário, as empresas devem estar atentas a duas formas de incorporar a inteligência artificial: a primeira e mais óbvia, como uma ferramenta produtiva para elevar a qualidade e acelerar entregas. A outra, mais desafiadora, será o uso da IA para proporcionar experiências com alto nível de personalização nos canais. Esta será a forma mais relevante de acelerar a transformação digital e de conquistar uma vantagem competitiva, mesmo que temporária, até que uma nova mudança aconteça no cenário do marketing.

*Daniel R. Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT, atuando com orientação e assessoria de planejamento de marketing, planejamento estratégico, estruturação comercial, implantação de CRM, inbound marketing, ações integradas de marketing digital e pesquisas. É autor do livro “Os 5 fatores de sucesso na Internet” e da ferramenta de planejamento “Marketing Strategy Canvas”. Daniel é MBA em Gestão de Projetos e especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil Educação Tecnologia Últimas Notícias

Projeto QualiFacti amplia acesso à capacitação tecnológica com cursos gratuitos em todo o Brasi

Os cursos do QualiFacti abordam temas relevantes para atender às demandas atuais e futuras do mercado de trabalho, tanto nas...
Leia mais
Variedades

Qual o sapato masculino Vocca mais barato?

Se você é um homem que valoriza qualidade, estilo e preços acessíveis, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos...
Leia mais
Variedades

Amarração do amor: Dicas poderosas do médium Antônio de Abiaxé para conquistar quem se ama

Quando se trata de assuntos do coração, a busca pelo amor verdadeiro muitas vezes nos leva a explorar diferentes caminhos...
Leia mais
Tecnologia

Google Ads e estratégias de SEM e SEO podem ficar obsoletos com o avanço da IA

*Por Daniel Bastreghi Com o avanço e a popularização da inteligência artificial, como por exemplo, na modalidade generativa, é possível...
Leia mais
Tecnologia

Inteligência Artificial e o futuro do trabalho: quais são os reais impactos na empregabilidade dos profissionais? 

Por Durval Jacintho* Uma das questões que mais geram insegurança e receio sobre o uso intensivo da Inteligência Artificial (IA)...
Leia mais
Últimas Notícias

Rio Poluído com Lixo: Como Resolver o Problema

A crescente poluição dos rios com lixo tem se tornado um problema cada vez mais grave e urgente. A contaminação...
Leia mais
Variedades

Por que a piscina fica verde quando chove

Você já observou por que a piscina fica verde  quando chove forte? Isso acontece porque a água da chuva pode...
Leia mais
Variedades

O que é aterro sanitário e qual seu impacto na gestão de resíduos

O aterro sanitário é uma técnica de disposição final de resíduos sólidos que visa minimizar o impacto no meio ambiente....
Leia mais
Tecnologia

Segurança cibernética: uma análise da ética nas empresas e do papel das lideranças a partir dos sete pecados capitais

*Por Durval Jacintho A segurança cibernética surgiu para combater o crescente uso criminoso de computadores e redes, que causa muitos prejuízos às...
Leia mais
Variedades

Primeiro estacionamento inteligente do Brasil foi projetado em Pomerode (SC) com uso de água e energia elétrica sob demanda

Desenvolvido pela LabRetail em parceria com a startup catarinense TRV, espaço é voltado para viajantes e usuários de motorhomes e...
Leia mais
Tecnologia

Sociedade, governo ou indústria: quem terá maior controle da inteligência artificial no futuro?

Por Durval Jacintho*No futuro, quem terá maior influência e controle da inteligência artificial? Essa é uma inquietude a respeito do...
Leia mais
Tecnologia

Projeto social incentiva o ingresso de pessoas negras no mercado de Tecnologia

No Brasil, 37% das pessoas que atuam em Tecnologia são pretas, apesar de a quantidade de pretos e pardos no...
Leia mais
Educação Tecnologia Últimas Notícias

QualiFacti anuncia a abertura da segunda turma do curso gratuito de Inteligência Artificial com 1000 vagas disponíveis para todo o país

Após grande procura na primeira turma, as inscrições para a segunda turma do curso “Inteligência Artificial aplicada à Visão Computacional”...
Leia mais
Esporte

Como escolher o melhor tecido para sua roupa de treino

Roupa de treino é uma parte essencial do guarda-roupa de qualquer pessoa ativa. O tecido escolhido pode fazer uma grande...
Leia mais
Variedades

6 tendências do varejo que vão virar o jogo do consumo nos próximos anos

Uso das redes sociais e influenciadores para vender, a chegada da IA e do Metaverso, a sustentabilidade e a integração...
Leia mais
Tecnologia

Cloud computing pode ser diferencial competitivo de quem está ingressando em TI

Ao fazer parte de iniciativas voltadas para Tecnologia, é possível aprender habilidades técnicas e comportamentais importantes para o setor, além...
Leia mais
Concursos Públicos

Concursos Públicos de 2024 no Estado de São Paulo

O ano de 2024 se aproxima com excelentes notícias para os concurseiros de plantão no Estado de São Paulo. Com...
Leia mais
Variedades

Por que a duração de um tênis feminino pode variar?

Você já se perguntou por que alguns tênis femininos duram mais do que outros? A resposta pode estar em uma...
Leia mais
Variedades

7 tendências de decoração para o Natal 2023: saiba os destaques!

Do uso de tons verdes, dourados e até estampa xadrez a elementos orgânicos e luzes tecnológicas, saiba o que será...
Leia mais