Como desenvolver hábitos alimentares saudáveis

Início » Como desenvolver hábitos alimentares saudáveis

Muitos de nós já ouvimos falar sobre alimentação saudável pelo menos uma vez na vida, o que recentemente se tornou uma tendência global. Apesar disso, há uma desinformação generalizada que muitas vezes leva a consequências desagradáveis.

O que deve ser incluído permanentemente no cardápio e o que afeta a saúde, o bem-estar e o peso além de nossa dieta diária? Você sabe por que devemos ter uma alimentação saudável?

Um estilo de vida saudável geralmente não é algo que podemos implementar da noite para o dia. Existem, é claro, indivíduos que mudam seus hábitos em um instante, mas a maioria de nós leva muito tempo para que as mudanças sejam permanentes, especialmente se não gostamos muito delas.

Não é de admirar que alimentos não saudáveis, caixas de doces e bebidas açucaradas são simplesmente deliciosos e acionam um centro de recompensa no cérebro. Apesar disso, eles podem prejudicar nosso corpo, que nem sempre será visível imediatamente, e somente depois de muitos anos.

A formação de um hábito em cada um de nós é dividida em quatro etapas

– estágio 1 – incompetência inconsciente – não temos ideia de como comer saudável, nem tentamos nos interessar por esse assunto.

– estágio 2 – incompetência consciente – já temos algum conhecimento, mas ou nunca o colocamos em prática ou o fizemos com fracasso.

– estágio 3 – competência consciente – sabemos comer de forma saudável, introduzimos hábitos na prática, mas ainda temos que ter cuidado para não voltar aos maus hábitos.

– estágio 4 – competência inconsciente – sem pensar buscamos refeições saudáveis ​​e vivemos de acordo com regras conhecidas, sem correr o risco de voltar a uma alimentação não saudável.

A mudança de hábitos, no entanto, não depende apenas do tempo, mas sobretudo da regularidade – no caso de incutir um hábito simples (algo que nem exige luta mental – por exemplo, beber um copo d’água pela manhã), é levará 66 dias, mas, segundo pesquisas , desenvolver um hábito mais difícil pode levar até 254 dias. É uma questão individual.

Desenvolvendo hábitos alimentares

A razão básica é simplesmente uma saúde melhor – menos problemas com o coração, todo o sistema circulatório, um risco reduzido de desenvolver muitas doenças, bem como melhor bem-estar. Além disso, uma alimentação saudável também ajuda a perder peso – mas esse não é o motivo mais importante para mudar permanentemente sua dieta.

O que fazer para comer saudável?

1 – Coma regularmente

Graças à alimentação regular, o corpo não armazenará nutrientes na forma de tecido adiposo e todo o metabolismo melhorará. Deve-se comer de forma consciente, sem pressa, de preferência bebendo um pouco de água antes de consumir os alimentos. O número de refeições por dia é discutível – geralmente 4-5 refeições são recomendadas, das quais 2-3 são grandes, e o resto são lanches leves e saudáveis. Algumas pessoas operam no modo de 3 refeições, mas isso traz o risco de petiscar no caso de um forte ataque de fome. 

2 – Faça refeições variadas

Fornecendo ao corpo todos os nutrientes necessários, incluindo vitaminas, macro e microelementos. Isso pode ser feito com um cardápio muito variado, sem omitir nenhum grupo de produtos. Você deve comer legumes e frutas, laticínios, produtos de cereais, bem como carne, ovos e peixe todos os dias. Não se deve ignorar as gorduras saudáveis, que incluem principalmente produtos de origem vegetal.

3 – Limite o açúcar e procure substitutos saudáveis

O açúcar nos alimentos, principalmente os processados, deve ser eliminado da dieta a todo custo. A longo prazo, causa diabetes tipo 2, causa cáries e outros problemas de saúde. Em vez de açúcar não saudável, no entanto, você pode consumir chocolate amargo ou alternativas mais saudáveis ​​de vez em quando. No entanto, lembre-se de que, se você quiser perder peso, eles não serão úteis.

4 – Beba água

A água é excretada pelo nosso corpo todos os dias, por exemplo, através da urina, suor ou respiração. Cerca de 1,5 a 2 litros de líquido devem ser consumidos por dia, embora isso possa variar de acordo com a pessoa. No entanto, vale a pena beber água regularmente para que o corpo seja capaz de absorvê-la.

5 – Menos sal

A Organização Mundial da Saúde recomenda tomar 6 gramas de sal – não se trata apenas de temperar sua comida todos os dias. Em muitos produtos, o sal está presente como ingrediente natural e também é adicionado durante o processamento dos alimentos.

Além dessas dicas, se livrar dos vícios, substituindo o cigarro convencional e optar por comprar vape pode ser uma boa alternativa. 

Pratique atividades físicas!

Leave a Reply

Your email address will not be published.