Como a Xiaomi Ganhou Espaço no Mercado de Smartphones no Brasil?

Início » Como a Xiaomi Ganhou Espaço no Mercado de Smartphones no Brasil?

A Xiaomi é uma empresa chinesa da área de tecnologia. Ela é conhecida pelos brasileiros como a “Apple chinesa”,  isso porque seus produtos são considerados de ótima qualidade, porém com preços mais populares que as principais fabricantes mundiais. Mas, como a Xiaomi ganhou espaço no mercado de smartphones no Brasil? É o que abordaremos à seguir!

Como a Xiaomi ganhou espaço no mercado?

A fabricante Chinesa tentou entrar no país em 2015 com dois modelos de aparelhos, porém essa tentativa foi fracassada.

A segunda tentativa se deu de forma mais agressiva, em 2019. Sua estratégia operou com 7 modelos de aparelhos smartphones. Além de outros 100 produtos de uma linha conhecida como ecossistema. Essa linha compreende dispositivos como relógios e pulseiras inteligentes, produtos criados para casa inteligente, patinete elétrico, televisores, entre outros.

A empresa considera que a sua entrada no país foi muita boa e seus usuários estão cada vez mais receptivos a todos os produtos que a marca tem a oferecer.

Não há um perfil definido para o usuário Xiaomi. Muitas pessoas entram na loja apenas por curiosidade e acabam comprado uma simples lâmpada ou até mesmo um smartphone.

A estratégia da empresa é continuar produzindo produtos variados. Eles pretendem atingir a todos, não só os os usuários ligados a tecnologia.

Um shopping Paulista foi o lugar escolhido para inaugurar a primeira loja da marca. A curiosidade foi tão grande que cerca de cinco mil pessoas visitaram a loja apenas no primeiro dia. A loja seguiu com filas todos os dias do mês seguinte à inauguração.

O sucesso foi tão grande que a empresa antecipou o cronograma e abriu a segunda loja na cidade, apenas 5 meses depois

Cerca de  3000 pessoas visitam a loja em dia úteis e 4000 aos finais de semana.

A empresa considera seu atendimento personalizado um grande ponto forte.

As redes sociais demonstram bem o sucesso da marca. O perfil do Instagram, no Brasil, é um dos maiores entre outros países da América latina.

Tudo isso se dá por oferecer bom atendimento e ótimos smartphones Xiaomi.

Estratégia para superar as gigantes da telefonia móvel

Em 2020 a Apple teve queda em suas vendas em relação a 2019, já a Xiaomi aumentou muito suas vendas. Em determinado período do ano, mas precisamente no terceiro trimestre, as vendas da Xiaomi chegaram a ultrapassar a Apple.

Isso se deu por conta do comércio na China e a queda da concorrente chinesa Huawei. Além disso, a Apple atrasou o lançamento do iPhone 12 devido a pandemia do coronavirus.

Em 2018, a Xiaomi utilizou uma estratégia agressiva para entrar de vez na briga, ela diminuiu a sua margem de lucro na venda de smartphones, limitou a 5% esse percentual.

A estratégia visava oferecer produtos de excelente qualidade a um preço competitivo e agressivo, com o objetivo final de alcançar um número maior de mercados.

Além de garantir a expansão da Xiaomi, essa estratégia mostrou que eles pretendem faturar com a venda de serviços dentro do setor de telefonia celular. Aliás isso tem sido tendência entre diversas empresas

Atualmente o objetivo da Xiaomi é expandir cada vez mais e superar as consolidadas Samsung e Apple. Mas é claro que não será fácil, pois elas não estão nem um pouco dispostas a abrir espaço dedicado a elas no mercado.

Em 2021, ainda podemos ver modelos de smartphones da Xiaomi que caíram no gosto popular e realmente tem os preços quase imbatíveis, tendo em vista custo benefício. Como exemplo, podemos citar: o celular básico redmi 9a é bom, o mesmo vem bom bateria,potente de 5000 mAh e telão de 6.53 polegadas; e o intermediário redmi note 9s que tem uma potente configuração.

Ambos os aparelhos citados a cima possuem ótimas baterias, configurações e custo benefício e dificilmente encontramos modelos tão atrativo com preços semelhantes.

Assim ficará a expectativa se a Xiaomi conseguirá superar suas rivais e dominar cada vez mais o mercado de telefonia celular nos próximos anos.

O que achou sobre como a Xiaomi ganhou espaço no mercado de smartphones no país.? Deixe sua opinião nos comentários!