Abalos sísmicos são detectados em Marte pela primeira vez

Início » Abalos sísmicos são detectados em Marte pela primeira vez

A Nasa registrou abalos sísmicos em Marte pela primeira vez no início de abril. Os terremotos estão sendo apelidados de “martemotos” e foram observados graças a alguns detectores sísmicos espalhados pelo Planeta Vermelho.

Os cientistas ainda não sabem o que causou os eventos, já que o vizinho mais próximo da Terra não tem placas tectônicas — fator que explica os abalos sísmicos no nosso planeta. Contudo, as suspeitas do “martemoto” vêm da semelhança com algumas medições feitas anteriormente na Lua, durante a missão Apollo (entre 1969 e 1977).

Abalos sísmicos são detectados em Marte pela primeira vez

A equipe de Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor (InSight, na sigla em inglês) está procurando por “martemotos” para entender melhor como os planetas rochosos se formam.

“Estamos esperando pelo nosso primeiro ‘martemoto’ há meses”, contou em comunicado Philippe Lognonné, professor da Universidade Paris Diderot e membro do projeto.

“É tão emocionante finalmente provar que Marte ainda é sismicamente ativo. Estamos ansiosos para compartilhar resultados detalhados, uma vez que estudarmos mais e modelarmos nossos dados.”

Também de acordo com os especialistas, a magnitute dos tremores não foi muito grande, na realidade, se tivesse ocorrido na Terra, talvez nem tivessem sido percebidos: “Se você vive no Sul da Califórnia, como eu, você nem teria percebido esse [tremor] em um dia comum. Mas como Marte é muito tranquilo, isso é algo que pudemos detectar com nosso instrumento”, alegou Dr. Bruce Banerdt, chefe da missão, de acordo com a BBC.

Dentre todas as missões enviadas ao planeta, a InSight é a primeira destinada ao estudo do interior marciano.

Ao contrário dos rovers que já estão explorando o local (Curiosity e Opportunity), o InSight foi projetado para permanecer em um ponto fixo do planeta. Assim, os cientistas esperam captar mais informações sobre a constituição geológica de Marte, como o tamanho e a composição de seu núcleo e o passado mais remoto do planeta, informações que, até hoje, são desconhecidos.

A chegada do equipamento em território marciano ocorreu em novembro do ano passado.

Fonte: BBC

Leave a Reply

Your email address will not be published.