Título de eleitor cancelado? Descubra o que fazer

Início » Título de eleitor cancelado? Descubra o que fazer

Milhares de brasileiros vão às urnas nas eleições municipais de 2020. Porém se você teve o título cancelado então precisa regulamentar o quanto antes a situação.

 

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, somente em maio do ano passado foram cancelados mais de 2,4 milhões de títulos de eleitores, todos apresentavam situação irregular.

 

O motivo que leva um título a ser cancelado é porque o eleitor deixa de votar e de justificar o não comparecimento às urnas em três eleições consecutivas. Como também cada turno é considerado ausência.

 

Uma preocupação constante, é o número de eleitores que não regularizaram o título no prazo de regularização passado, por exemplo apenas 4,5% resolveram a situação.

 

Outra preocupação, são as distâncias ao cartório eleitoral mais próximo, como é o caso, do distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré – RO, que fica a mais de 200 km da sede do cartório eleitoral no município de Guajará Mirim.

 

Título cancelado o que fazer?

 

De acordo com calendário eleitoral 2020, o eleitor que teve o título cancelado poderá regularizar até a data de 06 de maio de 2020.

 

Quem teve o título cancelado é necessário o comparecimento no cartório eleitoral mais próximo e preencherem o Requerimento de Alistamento Eleitoral – RAE.

 

No estado de São Paulo – SP eleitores deverão agendar a visita pela internet no site do TRE-SP. Desta forma, agilizar o atendimento.

 

Sendo assim, o eleitor precisa levar um documento de identificação e comprovante de residência para preencher RAE.

 

Logo depois, terá de pagar uma multa no valor de R$ 3,51 pelo não comparecimento de cada turno.

 

Quem não regularizar o título de eleitor ficará impossibilitado de fazer outros documentos como passaportes, CPF e RG.

 

Além disso, não poderá fazer empréstimos em bancos públicos, como também, tomar posse em cargo público, renovar matrícula em instituição de ensino público, entre outras limitações previstas no Código Eleitoral.

 

Portanto, se você tem dúvidas se seu título foi cancelado e quer manter suas obrigações eleitorais em dias então poderá consultar pela internet no Portal do Tribunal Superior Eleitoral ao clicar aqui.