Rio Madeira; Após chuvas intensas em RO água transborda em ponte no Araras

A estrutura da ponte do distrito do Araras está sendo coberta pela água neste momento por conta do grande volume de chuvas que acontece na região.

A ponte do distrito do Araras construída entre 1907 e 1912, com a estrutura da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, após duas tentativas fracassadas para a sua construção no século XIX.

O nível da água começou a subir no Rio Madeira devido as fortes chuvas que ocorreram na cabeceira dos rios Beni e Madre de dios, na Bolívia e também fortes chuvas acontecem nas regiões de Nova Mamoré e Guajará Mirim.

A última enchente que a água transbordou sobre a ponte do distrito do Araras aconteceu em 2014, foi a maior cheia da história no estado de Rondônia. Mais de 1,6 mil famílias ficaram desabrigadas e 5,1 mil propriedades em Rondônia foram inundadas, provocando um prejuízo de 400 milhões de reais.

Os municípios atingidos em Rondônia, além da capital rondoniense e os distritos localizados no eixo da BR-364 e 425, foram afetados pela maior enchente os municípios de Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Candeias do Jamari.

Além do estado de Rondônia, a cheia do Rio Madeira de 2014 também afetou os estados do Pará, Acre e Amazonas.

A Defesa Civil está realizando vistoriamento do nível da água na ponte do Araras que começou o transbordamento na tarde desta sexta-feira (1) e ainda não baixou o nível da água.

As família que tiveram suas casas afetadas com a enchente já começaram a ser removidas de suas residências pela equipe da Defesa Civil.

O prefeito de Nova Mamoré, decretou estado de emergência na última sexta-feira, 22 de Fevereiro. Devido a problemas que a enchente vem provocando nas estradas viciais com transbordamento em diversas partes da zona rural do municípios, inclusive moradores da zona rural já relataram que estão isolados dentro do município.

A estrutura da ponte já está parcialmente encoberta pela água por conta do grande volume de chuva.

A previsão é que o nível da água continue subindo neste mês de Março de 2019. A cota máxima do nível do rio Madeira de 17,53 metros, deverá ocorrer durante esse mês de março.

Fechamento da BR-425 na ponte do distrito do Araras

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) informou, em nota, a imprensa na manhã de hoje, dia 02 de Fevereiro de 2019, que uma equipe está no local para realizar a elevação em 50 centímetros para permitir a continuidade do tráfego de veículos pela BR-425.

Ponte do distrito do Araras fotografada no dia 02 de março de 2019.

Por causa da obra que será realizada pelo órgão, o trânsito será interrompido no KM 35 da BR-425. O fechamento da BR para realização da obra iniciará na manhã de domingo (03) e se prolongará até a tarde de segunda-feira (04).

Fonte: Bastidores da Notícia

MATÉRIA PUBLICADA: 02 DE MARÇO DE 2019
ATUALIZADA: 2 de MARÇO DE 2019 10:52

Deixe um comentário