Outros 5,1% apresentaram resultado positivo para a doença e foram encaminhados para o isolamento em casa. A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, em apoio ao Ministério da Saúde, disponibilizou dois médicos para emitir atestados aos voluntários que testaram positivo.
Esse é o resultado preliminar do projeto-piloto. A totalidade das informações e avaliações coletadas serão divulgadas na próxima semana pela Secretaria Extraordinária de Atenção à Covid-19. Isso porque o projeto-piloto não consiste apenas na testagem dos voluntários, mas também na análise das informações contidas nos formulários preenchidos pelas pessoas que participaram da iniciativa.
O evento teve como objetivo avaliar os requisitos operacionais necessários para realização de uma estratégia nacional de triagem de casos de Covid-19. Na ocasião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou que testar pessoas assintomáticas em áreas de grande circulação é um dos três pilares do projeto de testagem do Ministério que também se edifica em testar pessoas sintomáticas em Unidades Básicas de Saúde (UBS); e a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov).
Além disso, estratégias de testagem da população assintomática servem de base para orientar a implementação de medidas de controle da circulação do vírus. As informações obtidas por meio da análise dos dados coletados poderão subsidiar os gestores no planejamento de abordagens semelhantes e na adoção de medidas adicionais para conter a doença.
Mahila Lara
Ministério da Saúde
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());
Credit: Fonte