Na Paraíba, Ministério da Saúde acompanha vacinação em ritmo de São João

Início » Na Paraíba, Ministério da Saúde acompanha vacinação em ritmo de São João
Com direito a música típica, bandeirinhas, muita animação e esperança, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a vacinação contra a Covid-19, em João Pessoa (PB), nesta sexta-feira (25).

Em um drive-thru no ritmo de festa junina, Queiroga aplicou na população, pela primeira vez, as doses da Janssen/Johnson & Johnson. Os imunizantes da farmacêutica chegaram ao Brasil nesta semana e foram distribuídos para todos os estados e Distrito Federal em 48 horas.

“É compromisso do Ministério da Saúde distribuir as doses e dos estados e municípios aplicarem essas doses. É isso que efetivamente importa: vacinar a população do Brasil. E eu tenho andado por esse País e percebo a esperança nos olhos de cada um dos brasileiros”, afirmou o ministro.

Josineide Vital foi a primeira a receber a vacina Covid-19 pelas mãos do ministro Queiroga, e não escondeu a emoção. “Sou muito grata, sou uma privilegiada. Eu creio que todos vão ser vacinados”, disse.

O compromisso do Ministério da Saúde é justamente esse: vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos até o fim do ano – até setembro, a meta é que toda a população brasileira vacinável (mais de 160 milhões de pessoas) já tenha recebido ao menos uma dose da vacina.

“É uma maravilha, foi muito tranquilo. Estamos há tanto tempo com essa doença. Então, tomar a vacina para mim foi ótimo”, afirmou Avanildo João, que recebeu a dose única da vacina da Janssen.

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 129 milhões de doses de vacinas Covid-19- 7 milhões apenas nesta semana. Nesse lote, mais de 140 mil foram destinadas à Paraíba. Assim como todo o Brasil, o estado avança na campanha de vacinação: nas últimas 24 horas, nenhum óbito por Covid-19 foi registrado na capital.

VISITAS A UNIDADES DE SAÚDE

Juntamente com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o ministro Marcelo Queiroga visitou a UPA Dr. Luiz Lindbergh Farias (Bancários). A unidade, exclusiva para tratar casos de coronavírus, não tinha nenhum paciente com Covid-19 internado nesta tarde.

“Isso é reflexo do avanço na campanha de vacinação e a priorização da Atenção Primária pelo Governo Federal”, ressaltou Queiroga.

“A atenção básica tem um papel muito importante também para incorporarmos novas tecnologias, como a Telemedicina, para que cada vez mais o serviço público de saúde seja eficiente”, afirmou o prefeito.

O ministro também visitou as instalações do Hospital Napoleão Laureano, que é referência no atendimento para pacientes com câncer no estado e recebe recursos do Governo Federal para reformas e compra de equipamentos.

Marina Pagno
Ministério da Saúde