Internet fica quase 2 vezes mais rápida em alguns horários

Início » Internet fica quase 2 vezes mais rápida em alguns horários

Você já percebeu que a sua internet no seu celular fica mais lenta durante o início da noite do que, por exemplo, de madrugada? Isso não é coisa da sua cabeça.

De fato, a velocidade do 4G varia ao longo do dia mesmo em países onde a tecnologia já está avançada, segundo estudo divulgado nesta quarta (20) pela OpenSignal, organização independente que analisa a experiência real dos consumidores com smartphones em 77 países.

Foram analisados mais de 94 milhões de dispositivos ao longo de 2018.

A diferença da velocidade entre a hora mais rápida e a mais lenta pode variar em até 6,2 vezes em países como a Algéria e o Camboja.

O Brasil está no meio da tabela: aqui o usuário tem uma experiência 1,7 vezes mais rápida no período de maior velocidade.

CONGESTIONAMENTO É O PROBLEMA

Apesar de representar um avanço na qualidade da nossa internet em relação ao 3G, o 4G enfrenta um claro problema de congestionamento de rede em todo o mundo, que enfraquece seu potencial e frustra usuários.

Isso ocorre principalmente nas horas de pico de uso, que a maioria das pessoas está normalmente consumindo entretenimento em seus aparelhos –redes sociais, streaming e afins.

A pressão de milhões de usuários simultâneos torna a rede de uma operadora menos eficiente e a qualidade de conexão. 

imagem20-02-2019-22-02-12

O horário mais sofrível, em todo mundo, é entre 19h e 21h. O que varia de país para país é que essa janela pode começar mais cedo ou um pouco mais tarde. No Brasil, o pior horário é às 20h.

Neste horário, a velocidade fica em 16,4 Mbps contra os 28,6 Mbps alcançados na madrugada.

Quer internet rápida? Conecte-se às 4h, diz o relatório, quando há pouquíssimas pessoas online. 

A velocidade experimentada na hora mais leve do dia é a referência usada para medir a capacidade da tecnologia em um país. Então, enquanto a Coreia do Sul se destaca com velocidade de 55,7 Mbps, o Brasil fica com 28,6 Mbps.

Mas mesmo a Coreia do Sul tem grande variação entre a hora mais rápida e a mais lenta –nesta última, a velocidade média é de 40,9 Mbps.

O país com menos variação entre os dois horários é a Republica Checa, enquanto os com maiores são Camboja e Algéria. 

Na América Latina, o Equador é o país com a velocidade mais rápida durante a hora mais congestionada. Uruguai e Chile, no entanto, contam com o 4G mais rápido no período mais leve.

O panorama muda em relação à velocidade média: México e Brasil são os melhores neste ranking.

(Com informações UOL)

Veja Também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.