Copom inicia segunda reunião do ano para definir juros básicos

Início » Copom inicia segunda reunião do ano para definir juros básicos
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) (16) segunda reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Encontro, o Copom an unciará a decisão.

Com a alta da informação nos últimos meses, a previsão das instituições Financeiras, é de que a Selic deve subir de 2% ao ano para 2,5% ao ano Boletim foco, pesquisa divulgada toda semana pelo v. BC Para o final de 2021, o mercado prevê que uma taxa estará disponível em 4,5% ao ano.

Atualmente, a Selic está no seu menor nível des de o início da série histórica do Banco Central, em 1986. A taxa básica de juros é usada nas obrigações públicas emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Economy.

Ela também é o instrumento principal do Banco Central para manter a informação sob controle

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a necessidade é conter a demanda, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e Estimulam a despesas administrativas.

Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato

O Copom reúne-se a cada 45 dias.

Meta de Conversão

Para 2021, um meta de informação que deve ser perseguida pelo v 25% e o superior é 5,25%.

Para 2022, a meta é 3,5%, também com intervalo de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Até alguns meses atrás, as instituições Financeiras projetavam-se abaixo do centro de meta. Ano em 4,6%. Para 2022, estimativa de 3,5%.

As informações são da Agência Brasil