Aplicativo de Delivery: O futuro que virou presente

Início » Aplicativo de Delivery: O futuro que virou presente

Receber produtos em casa não é algo novo. Já faz muito tempo que o ser humano tem o privilégio de comprar algo e receber aquilo na porta de sua casa sem o importuno de ter que ir buscar. Como por exemplo, no passado era muito mais comum comprar produtos de revistas e catálogos, onde você ligava, pedia, e após um tempo, às vezes um longo tempo, ele chegava. 

Eram itens domésticos, eletrônicos, perfumes, bijuterias, quase tudo o que uma família poderia precisar, com suas limitações é claro. O que criou uma cultura de esperar o entregador. Às vezes não tínhamos a data exata, o que fazia com que dias de espera frustrados fossem inevitáveis. Mas que estavam completamente recompensados quando o grande dia da entrega finalmente chegou. Uma sensação satisfatória, que apesar de mais elétrica nas crianças, também balançava os adultos. 

Com o tempo a internet chegou e por mais que tivéssemos agora a data estimada da entrega, algo em nós dizia que um milagre era possível e que o produto poderia chegar antes do esperado, isso quando a própria entregadora não nos dava essa esperança. E aí a apreensiva e por vez frustrante espera se modernizou, e ao invés de ficarmos na porta de casa esperando o produto, ficávamos na frente do computador dando o famoso F5 na página, torcendo para que o status do produto mudasse para “a caminho da entrega”.

Hoje em dia muito mudou, apesar dessa trip nostálgica que tivemos em torno de como nossa vida era nos primórdios das entregas, é inegável a evolução que o aplicativo de delivery trouxe para nossas vidas. Evolução essa que mostra como a eficiência faz frente a romantização do passado.

Crescimento do Delivery

Em paralelo a isso, o delivery de comida também sempre existiu, embora não tenha sempre estado presente na amplitude de alimentos que temos hoje em dia, já que todos devem ter uma história própria para se recordar daquela comida deliciosa daquele restaurante específico que não faz delivery. 

E às vezes era longe, às vezes não tinha como ir até lá. E o que restava? A frustração de comer outra coisa, e aquele lugar que nem sabia, mas havia perdido uma venda. O mais comum e sem erro sempre foi pedir uma pizza, mas claro, não sem antes de ter aquela saudável discussão de quem vai se dar ao trabalho de ligar na pizzaria para fazer o pedido, uma discussão que podia até acarretar na desistência do pedido caso alguém não se sacrificasse pelos outros. Uma discussão que rachava famílias, separava casais e balançava amizades.

Por exemplo, esperar era legal, mas hoje, saber exatamente quando seu produto vai chegar te ajuda a poupar tempo, se planejar para receber o produto, sem deixar o pobre entregador lá fora tendo que fazer de tudo para alertar alguém da casa que sua entrega já chegou.

 

Aplicativo de Delivery

O aplicativo de delivery também encerrou a discussão sobre quem vai ligar, uma vez que os serviços são todos automatizados e fazem todo processo de escolha, pedido e confirmação do pedido sem que o cliente precise falar com sequer um único funcionário. E com todo o catálogo ou cardápio disponível à mão, com fotos, preços e descrição dos produtos, sem a necessidade de pedir ou perguntar, acelerando tudo para cliente e funcionários.

Funcionários que por sua vez também não devem se render a nenhuma romantização do passado, uma vez que esses são extremamente beneficiados pelas evoluções trazidas pelos apps de delivery. Eles não correm mais risco de serem sobrecarregados com inúmeros pedidos através de redes sociais que muitas vezes nem tem o suporte certo para ser o meio de comunicação entre cliente e empresa. 

Além do sistema automatizado organizar o pedido sem erros nas informações, mandando o entregador para o endereço correto com o pedido correto, uma eficiência que traz mais segurança aos entregadores que não precisam ficar voltando nos mesmos endereços para corrigir entregas erradas e nem ficar rodando por ruas e mais ruas em busca de uma casa.

Obviamente, agora as pessoas também não precisam apenas optar por pizza, isso porque quase toda empresa de vendas faz entregas. Quer uma camisa? Tem no app. Quer vinho? Tem no app. 

Quer tinta de parede? Produtos eróticos? Ferramentas? Você pode encontrar tudo o que precisa no app correto se procurar bem. E até aquela loja específica com aquela comida específica deliciosa provavelmente faz delivery hoje, já que os negócios foram forçados a evoluir por conta das condições acarretadas pela pandemia nos últimos dois anos. 

E com essa necessidade criada, o aplicativo de delivery tomou o mercado de assalto, trazendo mais rapidez para o cliente, mais eficiência para a empresa e mais praticidade para ambos. O passado foi divertido, mas o presente nos trouxe conforto, e por isso não há como negar que aplicativo de delivery faz parte do nosso futuro.