IFRO e Sebrae realizam 1º Ideathon em abril

Início » IFRO e Sebrae realizam 1º Ideathon em abril

IFRO e Sebrae realizam 1º Ideathon em abril

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) convida os estudantes de todos os seus campi para participarem do 1º Ideathon, a ser realizado nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2021, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO).

O evento será totalmente on-line e trata-se de uma Maratona de Criatividade e Inovação, proposta pelo SebraeLab. Poderão participar estudantes e também servidores do IFRO (que atuarão como mentores). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 7 de abril neste link: https://loja.ro.sebrae.com.br/loja/evento/232111277-ideathon-sebraelab–ifro

A equipe vencedora será premiada com uma viagem de imersão Porto Digital, em Recife. Os segundo e terceiro lugares poderão ter suas ideias aceleradas pelo SebraeLab.

O evento consiste em uma maratona colaborativa, na qual os participantes trabalharão em equipe e terão a oportunidade de desenvolver competências voltadas para a criatividade, o empreendedorismo e a inovação. A maratona terá a duração aproximada de 54 horas, divididas em quatro etapas: ideação, validação, prototipagem e apresentação final. Durante todo o evento, os participantes serão orientados por mentores, os quais darão toda a assistência necessária às equipes.

Um dos propositores do evento, Alexandre Mori, explica que “esta é uma maratona colaborativa que reúne estudantes com diferentes competências, em um ambiente adequado, propiciando, num curto período de tempo, o desenvolvimento de ideias e de soluções para os desafios apresentados”.

A plataforma que sediará a atividade é a Mvplay Ideathon, que permite centralizar a comunicação do evento, acompanhar o desenvolvimento dos projetos de todas as equipes, gerenciar a interação entre os participantes e mentores, bem como possibilita a participação até 300 estudantes.

Através da metodologia MVProcess®, os participantes irão aprender conceitos como Design Thinking e Learn Startup para desenvolver seus projetos.

O Head de Inovação do Sebrae em Rondônia, Rangel Miranda, reforça que “o objetivo é de fomentar a cultura empreendedora e de inovação através de maratonas de ideias criativas”.

Fases do evento

No Pré-Ideathon, há planejamento da operação do Ideathon; capacitação dos colaboradores e dos docentes que irão participar na parte de apoio e de mentorias; definição dos desafios e dos critérios de julgamento; divulgação entre os alunos; início das inscrições; e seleção e montagem das equipes.

Já no Ideathon, haverá gerenciamento de todos os participantes; organização das mentorias; realização das palestras técnicas; acompanhamento de todas as equipes; e atividades para manter o engajamento no evento.

Por fim, no Pós-Ideathon, será realizada a avaliação de todos os projetos; o evento de encerramento e a premiação; e o compartilhamento dos aprendizados, feedbacks e resultados alcançados no evento.

Victor Hugo Ribeiro diz que “a atividade vai promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessárias para estimular uma cultura empreendedora”. O evento mistura trabalho, diversão e aprendizado, ensinando como aplicar na prática muitos dos aprendizados teóricos e, também, ajuda no engajamento de toda instituição, servindo também para a capacitação dos docentes e colaboradores.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, o evento é voltado para os alunos dos cursos técnicos e para os servidores que queiram acompanhar e consiste em uma jornada de imersão em que os participantes terão uma excelente oportunidade de desenvolver competências para os novos desafios do mundo do trabalho.

Haverá um treinamento para os servidores que quiserem participar do evento como colaboradores. Essa etapa irá ocorrer previamente ao evento e os interessados deverão se inscrever no seguinte endereço: https://loja.ro.sebrae.com.br/loja/evento/232111277-ideathon-sebraelab–ifro 

O Professor Juliano Cristhian Silva, do Campus Cacoal, reforça que a maratona acontece de forma virtual. “Os alunos podem se inscrever de forma individual e as equipes serão formadas durante o processo da maratona. Eles terão três dias para encontrar um problema real e transformá-lo em uma solução real, apresentando um protótipo da solução [não necessariamente um aplicativo ou algo digital] ao final. No terceiro dia, irão apresentar sua proposta de solução para uma banca. Durante todo este processo, são aplicadas diversas metodologias e ferramentas de aprendizagem ‘mão na massa’, que eles poderão levar para a vida toda. Então, é também uma formação cidadã, pois tem como propósito apresentar soluções a problemas da sociedade. Muitos dos eventos utilizam inclusive os 17 objetivos sustentáveis da ONU”, informa.


Por: Assessoria