Vídeo: Moradores flagram porcos do mato pelas ruas de Vilhena

Moradores do residencial Cidade Verde I flagraram nesta sexta-feira, 03 de Maio, um bando de porco-do-mato Queixada, saindo do bairro…

Por Rota Policial News

Moradores flagram porcos do mato pelas ruas de Vilhena
Vídeo: Moradores flagram porcos do mato pelas ruas de Vilhena

Moradores do residencial Cidade Verde I flagraram nesta sexta-feira, 03 de Maio, um bando de porco-do-mato Queixada, saindo do bairro e retornando para a mata ao lado do bairro, em Vilhena.

Os animais saíram do habitat natural e haviam entrado em um terreno baldio no bairro, momento em que cachorros começaram a latir e avançar contra os animais, momento em que estes retornaram correndo para dentro da área florestal ao lado do bairro, próximo da BR-174.

Alguns moradores filmaram a ação, tendo o motorista de um carro parado o veículo para não atropelar nenhum dos queixadas.

Entenda sobre estes animais

As queixadas (Tayassu pecari) são mamíferos pertencentes à família Tayassuidae que apresentam como características mais marcantes o topete e o bater característico dos dentes.

Conhecidos também como porcão, porco-do-mato, cariblanco e chancho do monte, esses animais podem ser encontrados em grupos de 50 a 300 indivíduos.

A queixada apresenta ampla distribuição geográfica, sendo encontrada na América do Norte, Central e do Sul, principalmente nas regiões de florestas tropicais úmidas.

São frugívoras (alimentam-se de frutos e vegetais), mas podem alimentar-se também de invertebrados, fungos e até mesmo peixes.

Em virtude de sua grande capacidade de comer frutos, as queixadas destacam-se pelo seu papel essencial na dispersão de sementes.

Esses mamíferos medem em torno de 55 centímetros quando adultos e pesam, em média, de 35 a 40 quilos. São animais mais ativos durante a manhã e no final da tarde, tendo, portanto, hábitos diurnos.

Ocupam grandes territórios e, dependendo do grupo e do bioma, podem ocupar uma área de até 200 km2.

A queixada é um animal extremamente agressivo que sofre predação por parte das onças-pintadas e pardas nas áreas onde não há contato com o ser humano.

A gestação da queixada dura, em média, 250 dias. Normalmente a mãe dá à luz um ou dois filhotes.

Até um ano de idade, aproximadamente, os filhotes apresentam pelo de coloração vermelha, marrom e creme, com uma faixa mais escura na região do dorso.

Deixe um comentário