Saiba quem são os deputados federais de Rondônia que tomam posse hoje

Início » Saiba quem são os deputados federais de Rondônia que tomam posse hoje

Os deputados federais do estado de Rondônia, eleitos nas Eleições 2018, tomam posse hoje (1) na Câmara dos Deputados em Brasília (DF).

Dos oito eleitos, cinco “Test drive” das cadeiras parlamentares pela primeira vez. Os outros três estavam no cargo desde 2015 e permanecerão na Casa de Leis por mais quatro anos, pois foram reeleitos.

Assim como nas legislaturas dos anos anteriores, os homens representam a maior parte da bancada no estado. Em 2018, apenas três mulheres foram eleitas, incluindo a primeira deputada negra.

Os partidos PODE, PSD, PSDB, MDB, PP, PDT, PSB e PSL vão compor a bancada federal de Rondônia. Nenhum partido teve mais de um candidato eleito.

Veja quem são os eleitos em ordem alfabética:

Coronel Chrisóstomo (PSL)Coronel Chrisóstomo — Foto: Reprodução/Facebook

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo — Foto: Reprodução/Facebook

Engenheiro e militar, Chrisóstomo de Moura tem 59 anos e foi eleito em 2018 com 28.344 votos, ficando em 8° lugar. Do mesmo partido de Jair Bolsonaro (PSL), o coronel deve fazer parte da bancada favorável aos projetos da Presidência. Chrisóstomo é casado e natural de Tefé, no Amazonas.

Dr. Mauro Nazif (PSB)

Nazif já foi prefeito de Porto Velho e tentou reeleição — Foto: Toni Francis/ G1
— Foto: Toni Francis/ G1

Médico por formação, Mauro completou 60 anos neste mês de janeiro e também estreia na Câmara Federal. No currículo político, Nazif carrega a experiência de vereador de Porto Velho, entre 1989 e 1993, e deputado estadual, de 1993 a 2003. Ele também foi prefeito da capital do estado de 2013 a 2016.

Expedito Netto (PSD)

Expedito Netto — Foto: Reprodução/Facebook
Expedito Netto — Foto: Reprodução/Facebook

Aos 30 anos, o empresário Expedito Gonçalves Ferreira Netto é solteiro e já tem experiência na Câmara. Ele foi reeleito em 2018 com 39.953 votos. Durante o 1° legislativo, Expedito votou contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em 2017 ele foi contrário à Reforma Trabalhista no Congresso.

Jaqueline Cassol (PP)

Jaqueline Cassol — Foto: Reprodução/Facebook
Jaqueline Cassol — Foto: Reprodução/Facebook

Advogada, Jaqueline tem 44 anos e é casada. Esta é a primeira que ela vai ocupar a cadeira na Câmara. Nas urnas em 2018, a deputada obteve 34.193 votos. Jaqueline lidera o ranking dos deputados milionários do país. Ao todo, a advogada declarou um patrimônio de R$ 10.015.845,53.

Léo Moraes (PODE)

Léo Moraes — Foto: Reprodução/Facebook
Léo Moraes — Foto: Reprodução/Facebook

Deputado mais votado nas Eleições 2018, com 69.565 votos, Léo Moraes tem 25 anos e vai experimentar a cadeira federal pela primeira vez. Até então, o político foi vereador de Porto Velho e deputado na Assembleia Legislativa (ALE-RO). Ele concorreu ao cargo de prefeito de Porto Velho em 2016, mas foi derrotado no 2° turno.

Lúcio Mosquini (MDB)

Lúcio Mosquini foi eleito deputado em 2018 — Foto: Decom/Divulgação
Lúcio Mosquini foi eleito deputado em 2018 — Foto: Decom/Divulgação

Reeleito com 38.630 votos, Mosquini tem apenas a experiência de deputado federal na carreira política. Formado em engenharia elétrica, Lúcio tem 49 anos e é casado.

Mariana Carvalho (PSDB)

Mariana Carvalho — Foto: Reprodução/Facebook
Mariana Carvalho — Foto: Reprodução/Facebook

Mariana Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, 32 anos, é médica solteira e atualmente moradora de Porto Velho. Irmã do vereador Maurício Carvalho (PSDB), a deputada vai estar no 2° mandato na Câmara. Nas Eleições 2018, Mariana foi a terceira mais votada no estado, com 38.776 votos.

Silvia Cristina (PDT)

Silvia Cristina — Foto: Reprodução/Facebook
Silvia Cristina — Foto: Reprodução/Facebook

Jornalista e redatora, Silvia é a primeira deputada negra eleita em Rondônia para um cargo na Câmara. Ela teve 33.038 votos. Silvia tem 44 anos, é natural de Linhares (ES) e filha de uma cozinheira e de um trabalhador braçal analfabeto. Silvia também já foi vereadora de Ji-Paraná (RO).

Veja também:

  • (G1-Rondônia)