TSE lança consulta pública sobre impacto do coronavírus nas eleições municipais

Início » TSE lança consulta pública sobre impacto do coronavírus nas eleições municipais

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, lançou nesta sexta-feira (19) uma consulta pública para coletar contribuições a respeito dos impactos da pandemia do COVID-19 nas eleições Municipais de 2020.

A proposta deve ampliar o debate com entidades da sociedade civil, órgãos públicos, associações e outros grupos que tiverem interesse. Assim, obter subsídios para adoção de medidas necessárias no pleito de 2020.

As contribuições devem tratar dos seguintes aspetos: alterações no calendário eleitoral para as Eleições 2020, em especial aquelas que dependam de ato normativo do TSE e impactos da pandemia de Covid-19 nas diversas fases do processo eleitoral, inclusive na convocação e treinamento de mesários.

 

Desta forma, as sugestões poderão ser enviadas até dia 30 de junho e serão analisadas por um comitê formado por diversos profissionais do TSE, que vai elaborar um relatório até 15 de julho.

TSE lança consulta público sobre impacto do coronavírus nas eleições municipais
TSE lança consulta pública sobre impacto do coronavírus nas eleições municipais

As eleições municipais estavam previstas para acontecer em outubro. Entretanto, o congresso nacional discute a mudança por conta do avanço da pandemia no país.

“Diante da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral tem se empenhado em buscar meios que viabilizem a realização de eleições seguras sob a perspectiva da saúde pública, sem prejuízo de sua legitimidade democrática”, destaca o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

O adiantamento é discutido com a Proposta de Emenda à Constituição (PAC) 18/2020.

Para acessar o site que o TSE disponibilizou para realização da consulta pública clique aqui.