Estaria o Planeta Terra perto de uma catástrofe global?

Início » Estaria o Planeta Terra perto de uma catástrofe global?

As causas para esta concentração seria tanto o aumento das emissões antropogénicas como a redução da eficácia da absorção de dióxido de carbono pelos ecossistemas.

O resultado das projeções é relatado no portal Phys.org.

De acordo com os pesquisadores, o monitoramento atmosférico realizada no Observatório de Mauna Loa, no Havaí, que mostrou que, desde 1958, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumentou em 30%. O acúmulo é causado pelas emissões da queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a produção de cimento.

Uma grande parte das emissões de gases de efeito é capturado pelos sumidouros naturais de carbono, incluindo plantas, sem que o aumento da concentração de dióxido de carbono seriam ainda maiores. De acordo com a previsão, a absorção será menos eficaz que, em 2019, o que levará a um aumento recorde no conteúdo de dióxido de carbono na atmosfera da Terra.

imagem29-01-2019-18-01-28 (Foto: Reprodução)

As flutuações anuais da temperatura da água, no oceano Pacífico, é um fator-chave para estes processos.

Durante os anos quentes, muitas regiões da Terra tornar-se seca e falta de umidade afeta a capacidade das plantas para absorver o carbono da atmosfera.

Em 2018, o oceano Pacífico estava mais fresco. Em 2019, o aquecimento vai aumentar o conteúdo de dióxido de carbono em cerca de 2,75 partes por milhão (ppm).

Assim, a concentração média será 411,3 ppm, com um máximo de 414,7 ppm. A cada ano o total da concentração de dióxido de carbono está aumentando.

Estaria o Planeta Terra próximo de uma catástrofe global?
Estaria o Planeta Terra próximo de uma catástrofe global?

Quanto maior o conteúdo de dióxido de carbono no sistema atmosfera-oceano, maior é o aumento na temperatura média da Terra.

Devido ao crescente aumento na quantidade de energia térmica na atmosfera da Terra, até 2100, a tendência é de que teremos mais e mais intensos desastres naturais, a erosão do solo, aumento do nível do mar, e a perdas significativas de produtos agrícolas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.