Vai viajar? Saiba como montar um Kit Higiene Bucal

Início » Vai viajar? Saiba como montar um Kit Higiene Bucal

Entre os muitos prazeres da vida, um dos preferidos entre as pessoas é viajar como forma de lazer, mas sem esquecer de levar, é claro, o famoso e necessário kit de higiene bucal na mala.

Conhecer lugares turísticos, pessoas interessantes e outras culturas é uma forma de ver ambientes sob novas perspectivas. Tudo isso serve para ampliar a maneira como se deve encarar o mundo.

Além disso, entre os muitos prazeres relacionados a uma viagem, está a questão de passar por novas experiências. Isso inclui provar novos alimentos, temperos e sabores que são exclusivos de regiões específicas. 

Pensando nisso, após comer, e em diversos outros momentos do dia, é necessário cuidar da saúde bucal. 

Para não esquecer nada que deve acompanhar na bagagem, é preciso fazer uma lista do que pode ser levado em um kit devidamente eficiente, como:

  • Escova de dentes;
  • Creme dental;
  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal.

Outros itens que devem fazer parte do kit

Além dos elementos essenciais, é preciso verificar se há outros apetrechos que podem fazer parte do kit, principalmente para as pessoas que utilizam aparelho invisivel para correção dos dentes.

Por exemplo, a inclusão de um estojo para guardar o aparelho é essencial, principalmente se a viagem for com o foco em turismo gastronômico. Afinal, não dá para escovar os dentes em banheiro público e deixar tudo jogado na pia.

Ademais, como o aparelho é de fácil remoção para a higienização, o estojo serve como um suporte de apoio, ou mesmo para que ele fique guardado durante o período da refeição até a finalização da sobremesa. 

Dessa forma, o aparelho dental invisivel fica protegido durante toda a viagem, pois se ele não estiver fazendo a função principal, que é corrigir o posicionamento dos dentes, ele estará guardado dentro do estojo.

Vale lembrar que é importante sempre fazer a higienização do estojo após a retirada do aparelho, para que não fique resquícios de saliva, promovendo o surgimento de vírus e bactérias. Esses agentes podem se aproveitar do ambiente favorável e se proliferar.

Cuidados necessários nas viagens

O turismo radical é parte de muitas viagens, por diferentes lugares do Brasil e do mundo. Um passeio de caiaque à beira da praia, ou o rafting em uma corredeira de rios caudalosos pode ser o ápice de uma aventura turística.

Andar de bicicleta por estradas rurais ou fazer uma trilha em uma paisagem exuberante também podem fazer parte do pacote. Tudo isso pode ser feito, desde que o kit de higiene bucal esteja presente.

Além disso, quem possui lente de contato dental, por exemplo, deve tomar cuidado com quedas, pois isso pode trincar a lâmina de porcelana ou resina. 

Alguns dentistas oferecem, inclusive, soluções emergenciais que o próprio paciente pode fazer, por isso converse com o seu médico.

Atenção aos alimentos durante a viagem

O turismo gastronômico sempre fez sucesso entre os turistas. A curiosidade em experimentar novos temperos regionais e a textura de uma carne diferente, ou mesmo grãos e sementes produzidas em outras localidades nacionais e internacionais, pode provocar mudanças dentárias.

Por exemplo, algumas pessoas que fizeram clareamento dental, para sair com o sorriso brilhante nas fotos da viagem, devem tomar cuidado com os alimentos que serão consumidos. 

Dependendo do tempo que foi feito o procedimento, pode ser necessário evitar alimentos com pigmentação forte, como vinho tinto, café, chá e chocolate. Para quem fez o tratamento há mais de 6 meses, pode ficar tranquilo, desde que faça a higienização adequada da boca.

Plano odontológico pode ajudar na viagem

A dor de dente pode aparecer a qualquer momento, mesmo que esteja tudo bem durante a viagem. Pode ser o caso simples de uma mordida em um alimento diferente, ou um impacto sofrido durante um passeio mais radical.

Ainda assim, pessoas que possuem implante dentário podem ter que recorrer a um profissional da área odontológica para verificar com mais propriedade o que se passa. 

Por isso é importante contar com um plano odontológico que seja aceito por uma rede integrada de dentistas.

Isso não elimina a necessidade do kit de higiene bucal, que pode oferecer diversos benefícios, desde uma rápida solução para um problema pequeno, até a não necessidade de ter que procurar algum produto em farmácias e mercados de outros países, pois você já terá o seu.

Mesmo em viagens em território nacional, o kit básico está à mão a qualquer tempo, pois ele pode ser guardado em uma bolsa lateral ou dentro da mochila. Por isso, é preciso se precaver e colocar todos os equipamentos de uso diário.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.