Planos de saúde: tudo o que você precisa saber sobre

Início » Planos de saúde: tudo o que você precisa saber sobre

Às vezes, depender exclusivamente do SUS não é o melhor caminho, por isso, contratar um plano de saúde torna-se uma alternativa bastante válida. Você sabe o que é ou está pensando em contratar um?  Confira este artigo com informações sobre planos de saúde!

PLANOS DE SAÚDE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE

Apesar da população brasileira contar com o Sistema Único de Saúde, SUS, o qual é um modelo de referência no mundo todo, problemas não estão ausentes nesse sistema. Pelo contrário, má gestões administrativas e financeiras,  muitas vezes, acarretam a falta de uma infraestrutura médico-hospitalar de qualidade, a falta de muitos recursos/utensílios básicos e essenciais, a superlotação, a demora de atendimento e a dificuldade de realizar/marcar consultas ou exames rápidos. 

Tais problemas, quase não são vistos em hospitais e em clínicas particulares, o que leva a um tendência de se preferir atendimento médico particular. Entretanto, as consultas e exames privados costumam cobrar valores mais caros e desembolsar essa quantia nem sempre é fácil. 

Por isso, para não ser pego de surpresa no orçamento ou para não precisar enfrentar uma fila de SUS, muitas pessoas optam por contratar um plano particular, visto a segurança e a qualidade de vida oferecidos. 

O QUE  É UM PLANO DE SAÚDE? 

Uma empresa privada, operadora de plano de saúde, possui um convênio com rede de hospitais, clínicas e médicos, que são oferecidos para os indivíduos que a contratam, ou seja, o beneficiário possui uma cobertura de atendimento médico em determinadas clínicas e hospitais privados. 

Dependendo do tipo de cobertura contratada, a pessoa tem direito a atenção médica desde consultas de rotina a situações mais sérias, como consultas de emergência, tratamentos e cirurgias. 

COMO FUNCIONA O PLANO DE SAÚDE? 

O primeiro passo é escolher uma empresa operadora confiável e, para isso, nós contamos com a  Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, que, além de ser responsável pela normatização e pela fiscalização de todo o processo contratual do plano escolhido por você, ainda disponibiliza um ranking anual, em que são levados em consideração os aspectos operacional, qualitativo e econômico. 

Você pode optar por diferentes tipos de cobertura, como:

  1.  Ambulatorial (cobre apenas consultas, exames e terapias);
  2.  Hospitalar com obstetrícia (cobre apenas internações em hospitais, incluindo parto);
  3. Hospitalar sem obstetrícia (cobre apenas internações em hospitais, sem direito à parto);
  4. Ambulatorial + hospitalar com ou sem obstetrícia (conjunto das citadas acima);
  5. Odontológica;
  6. Referência (cobertura total). 

Além disso, você pode definir a abrangência da área do plano que vai desde a uma cobertura apenas regional a uma cobertura internacional. 

Outro ponto a ser escolhido é o tipo de acomodação, individual (apenas uma pessoa no quarto) ou enfermaria (pode ficar com até 3 pessoas no quarto), dependendo do quanto você pode desembolsar. 

E muito mais! 

Você personaliza seu plano de saúde de acordo com suas necessidades e com seu orçamento. 

TIPOS DE PLANO DE SAÚDE 

Durante o processo contratual, você deve selecionar qual é o tipo de contratação desejada, podendo ser uma contração:

  1. Individual ou familiar (indivíduo contrata o serviço);
  2. Coletivo por adesão (sindicato ou associação profissional contrata o serviço) ;
  3. Coletivo empresarial (empresa contrata o serviço). 

CONCLUSÃO 

Você deve pesquisar bastante como funciona cada operadora para escolher aquele plano de saúde que mais seja compatível com sua realidade. É uma decisão muito importante, portanto, você precisa ser bem criterioso e cauteloso!