Sábado, Dezembro 7, 2019
Home > Cidades > Consumidores se unem em protesto contra o aumento da tarifa de energia em RO

Consumidores se unem em protesto contra o aumento da tarifa de energia em RO

Centenas de consumidores foram às ruas em vários municípios do estado de Rondônia, para protestar contra o aumento na taxa de energia elétrica.

Na Capital Rondoniense, centenas de pessoas estiveram reunidas em uma das principais Avenidas de Porto Velho, na 7 de Setembro contra o reajuste de até 27,5% na fatura de energia em Rondônia..

porto velho manifestação - Consumidores se unem em protesto contra o aumento da tarifa de energia em RO

Protesto reúne centenas de pessoas na Capital (Foto: RondoniaAgora/Reprodução)

“Ninguém vai suportar pagar essa conta. Este é um movimento da sociedade”, destacou o presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor do Estado de Rondônia (Condecon) Gabriel Tomasete, organizador do evento que conta com apoio dos Ministérios Público Estadual e Federal, e Defensoria Pública.

O manifesto que teve como tema “Essa luta é da sociedade” também com contou a presença de deputados federais, estaduais, autoridades municipais e representantes de entidades de classe e da sociedade civil em geral, que também usaram os microfones para reforçar apoio à causa.

Segundo Tomasete, na próxima quarta-feira (20), representantes de órgãos públicos e privados de todo o estado participam de uma Audiência com a ANEEL marcada pela Bancada Federal do Estado para tratar sobre o assunto, que, conforme salientou, “não será esquecido até que haja uma solução que favoreça a população”.

Os protestos contra o aumento abusivo na conta de energia dos rondonienses anunciado pela Companhia de Energia de
 27,5%, mas que segundo um deputado federal chegou até 50%, se estendeu para diversas cidades do estado. Em Machadinho d´Oeste, o prédio da Companhia de energia fechou mais cedo hoje por conta da manifestação.

15 02 2019 19 00 06 - Consumidores se unem em protesto contra o aumento da tarifa de energia em RO
Protestos contra o aumento na conta de energia em Machadinh RO.

Na cidade de Rolim de Moura, a Câmara de Vereadores realizou uma Audiência Pública intitulada “Dia do Basta” para tratar sobre o assunto.

15 02 2019 19 10 55 - Consumidores se unem em protesto contra o aumento da tarifa de energia em RO
Audiência Pública contra aumento na taxa de energia eléctrica em Rolim de Moura

Em Jaru, assinaturas das pessoas que participaram do protesto foram colhidas.

15 02 2019 18 58 57 - Consumidores se unem em protesto contra o aumento da tarifa de energia em RO
A manifestação em Jaru colher assinatura de centenas de pessoas.

Assim como em Machadinho d´Oeste, que o prédio da Companhia havia fechado mais cedo, o mesmo aconteceu em Nova Mamoré por conta da manifestação em frente ao prédio da Energisa.

manifestação em Nova Mamoré - Consumidores se unem em protesto contra o aumento da tarifa de energia em RO
População de Nova Mamoré protesta contra o aumento de energia (Foto: Mamoré Agora/Reprodução)

Já em Guajará Mirim, teve uma manifestação pacifica e recebeu o apoio da Associação Comercial Industrial e Serviços do município.

20190215 173831 - Consumidores se unem em protesto contra o aumento da tarifa de energia em RO
Manifesto contra aumento abusivo da energia elétrica em Guajará Mirim RO (Portal Guajará/Reprodução)

Apoiadores

Também apóiam o Manifesto, a Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (Acer), Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), Associação Cidade Verde de Defesa do Consumidor (ACV), Associação das Indústrias Frigoríficas do Estado de Rondônia (Afrig), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sinduscon), Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias de Rondônia (Simpi), Sebrae RO, e a Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron), Associação de Frigoríficos (Afrig), Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário (Sinduscon), demais órgãos.

(Bastidores da Notícia com informações Rondônia Notícias)

Deixe um comentário