Inscrições do ENEM 2020 estão abertas em todo Brasil

Início » Inscrições do ENEM 2020 estão abertas em todo Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, está com inscrições abertas para estudantes de todo Brasil por meio da internet no site https://enem.inep.gov.br/.

 

As inscrições para o Enem 2020, foram abertas nesta segunda-feira, 11, e ficarão abertas até o dia 22 de maio de 2020.

 

A novidade do Enem, deste ano são as provas digitais que serão aplicadas nos dias 22 e 29 de novembro. Além disso, os participantes poderão escolher entre a modalidade Impresso e digital, vale lembrar que após a conclusão da escolha, o candidato não poderá alterar sua opção.

 

Por outro lado, as provas impressas serão realizadas no dia 1º e 8 de novembro de 2020.

 

O procedimento dos exames serão os mesmo, com aplicação de quatros provas objetivas que terão 45 questões cada. Como também, redação em língua portuguesa.

 

Todavia, fica a escolha do candidato escolher a opção de língua estrangeira, sendo elas, inglês ou espanhol.

 

Outro novidade no Enem 2020, de forma obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deve ser utilizada como identificação no momento da prova.

 

O valor da taxa de inscrição será de R$ 85 podendo ser pago até 28 de maio de 2020.

 

Isenção de taxa

 

Os participantes que se encaixam nos perfis especificados nos editais, mesmo que sem fazer o pedido de isenção, terão isenção da taxa.

 

Os candidatos que serão beneficiados com isenção de taxa, serão os que estão estudando em qualquer nível de escolaridade, na rede pública declarada ao Censo da Educação Básica, que tenha feito todo ensino em escolas da rede públicas ou como bolsistas integral na rede privada e tenham renda capital familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio.  Assim também, os participantes que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal – CadÚnico, que exigir renda familiar capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

Desta forma, os candidatos poderão consultar os pedidos de recursos de isenção de taxa de inscrição do Enem na página do participante, no aplicativo ou no site do Enem.