A importância dos cuidados bucais durante a pandemia

Início » A importância dos cuidados bucais durante a pandemia

O sistema respiratório do corpo humano exige que as pessoas tenham cuidados bucais, principalmente em tempos de pandemia, quando um vírus pode ser adquirido por meio do ar contaminado.

Além de gripes e resfriados, atualmente pode ocorrer a contaminação do vírus da covid-19, doença grave que atinge os pulmões e ressignifica todos os cuidados em relação à higiene pessoal e à saúde bucal. 

A boca é um canal que permite o acesso de substâncias boas e ruins. No sentido positivo, é por onde o corpo humano se alimenta, absorvendo os nutrientes necessários para a sobrevivência. 

A ingestão de água e suco natural também passa pela boca, regulando a temperatura corporal.

Por outro lado, se houver um descuido com a higienização bucal, o organismo pode ser prejudicado e esse ambiente também se mostra um meio de acesso facilitado de vírus e bactérias ao organismo.

Com isso, sem uma escovação de dentes adequada, pode haver o acúmulo de bactérias responsáveis por infecções, que podem se transformar em outras doenças por todo o corpo.

A gengiva, os dentes, a língua e o palato podem sofrer consequências graves, como doenças periodontais por causa do acúmulo de bactérias, formando a placa bacteriana ou o tártaro, por exemplo. 

As cáries também podem ser provocadas pela falta de higiene, excesso de açúcar e bebidas industrializadas, como sucos de caixinha e refrigerante. Isso pode se agravar e resultar em outras doenças/condições, entre as quais:

  • Câncer bucal;
  • Endocardite bacteriana;
  • Pneumonia;
  • Parto prematuro.

Por isso é preciso tomar os devidos cuidados quanto à saúde bucal, pois se não for feito o tratamento adequado, o quadro pode se agravar. 

Doenças respiratórias podem ser evitadas

A visita ao dentista deve ser periódica, como sempre foi indicado por especialistas. Quando chega o momento de fazer uma limpeza profunda ou um clareamento dental, a ida ao consultório exige cuidados que podem evitar doenças respiratórias.

Uma delas é utilizar uma máscara sobre a boca, evitando que perdigotos possam espalhar vírus, ao mesmo tempo que impede a entrada nas vias respiratórias, que são a boca e o nariz, nos locais de circulação.

Ou seja, a máscara só deve ser retirada quando adentrar o consultório odontológico para realizar o procedimento.

Cuidados com os acessórios de limpeza

Estabelecimentos comerciais como supermercados e farmácias oferecem produtos que podem ser aplicados na higienização de acessórios, como substâncias químicas acessíveis ao público em forma de álcool 70º, com baixo custo.

Há pastilhas que podem ser aplicadas em próteses dentárias que possuem ação antibacteriana, e que também são efetivas contra o vírus. 

Quem possui um implante dentário precisa verificar se o uso do fio dental está dentro da meta estabelecida pelo dentista de confiança. 

Especialistas indicam ao menos o uso desse acessório uma vez ao dia, de preferência antes de dormir, pois é o momento que a pessoa não vai mais se alimentar, e toda a higienização pode ser realizada de maneira completa. 

A escovação também deve ser mantida e, no caso de próteses móveis, pode ser interessante intensificar a higienização da estrutura também.

Tratamento estético não evita doenças

Muito se engana quem pensa que, por ter passado por um tratamento estético, está livre de doenças periodontais, gripes ou resfriados. 

A correção que aplica uma fina película de cerâmica ou resina sobre a superfície dos dentes, também conhecido como lente de contato dental, tem caráter estético, e não protege contra vírus e bactérias. 

Aliás, se o período de duração da película está próximo do fim, que pode ser de 5 a 10 anos, pode ser que tenham partes soltas, promovendo um ambiente favorável para vírus e bactérias.  

Por isso é importante manter a higienização bucal de forma regular e a devida manutenção junto ao odontologista.

Manutenção de aparelho dental com hora marcada

Qualquer paciente que faça uso de um aparelho ortodôntico precisa fazer uma manutenção regular, para que os ajustes sejam realizados e o alinhamento dos dentes tenha uma continuidade profilática.

No caso de clínicas odontológicas que atendem um alto número de pacientes, é preciso regular a agenda para evitar ao máximo a aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente. 

Essa é uma medida inteligente para evitar que vírus e bactérias circulem e se espalhem. Além disso, um maior espaçamento entre cada consulta também deve ser implementado para que haja a devida higienização dos ambientes e cadeiras.

Os pacientes que fazem uso do aparelho movel dental precisam evitar retirar em qualquer local, como restaurantes ou lanchonetes. Caso seja necessário, é preciso ter um estojo próprio para guardar e fazer a higienização da estrutura o quanto antes, para então voltar à boca.

Vale ouvir as indicações de profissionais da área da saúde, e manter a periodicidade de visitas ao consultório dentário, desde que todos os cuidados sejam tomados.

Isso vale para uso de máscaras, evitar ao máximo locais aglomerados, manter a higienização constante das mãos e não levar nada à boca sem a limpeza adequada. 

Dessa forma, além de ficar longe da covid-19, também evita-se outros problemas causados por vírus e bactérias.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.