Fiocruz participa de estudo científico mundial sobre coinfecção de tuberculose e Covid-19

Início » Fiocruz participa de estudo científico mundial sobre coinfecção de tuberculose e Covid-19
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma das colaboradoras do projeto “Impacto da Covid-19 nas manifestações clínicas, diagnóstico, desfecho do tratamento e resposta imune para tuberculose pulmonar”. O objetivo do estudo é coletar e armazenar amostras biológicas de pacientes com tuberculose pulmonar ou tuberculose associada à Covid-19 nos países participantes. Todo material será utilizado para entender o impacto causado pelo novo coronavírus na resposta imune em pacientes com tuberculose.

A pesquisa terá duração de dois anos e vai recrutar 450 pacientes, sendo 150 no Laboratório de Pesquisa Clínica em Micobacterioses e no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 do INI/Fiocruz, 150 no Indian Council of Medical Research/National Institute for Research Tuberculosis (ICMR/NIRT), em Chennai (Índia); e 150 na University of the Witwatersrand, na África do Sul. Todos eles tem diagnóstico confirmado de tuberculose pulmonar, com e sem coinfecção pelo novo coronavírus.

A pesquisa já foi iniciada no Laboratório de Pesquisa Clínica em Micobacterioses do INI/Fiocruz, após aprovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), e aguarda a aceitação nos demais países colaboradores.

O estudo é liderado pela chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Micobacterioses do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Valeria Rolla, e foi selecionado no edital do CNPq para países dos Brics em parceria com a África do Sul e Índia. “Esse tipo de iniciativa valoriza os países dos Brics, que ainda têm alta carga de tuberculose, fortalecendo as parcerias e estreitando colaborações futuras com a nossa unidade”, disse Valeria Rolla.

Saiba mais sobre esta iniciativa.

Por fim, a iniciativa Abricot (Associative Brics Research in Covid-19 and Tuberculosis), vai investigar os efeitos do novo coronavírus, nas formas grave e leve/moderada, na tuberculose, e como isso afeta – e se afeta –, os resultados do tratamento da doença.

Com informações da agência de notícias da Fiocruz.

Credit: Fonte