Facebook compra Giphy por US $ 400 milhões e promete banir todos os “memes odiosos”

Início » Facebook compra Giphy por US $ 400 milhões e promete banir todos os “memes odiosos”

O Facebook concordou em pagar US $ 400 milhões por Giphy, segundo publicou o site Axios como “uma plataforma popular para imagens animadas no mundo todo”. 

 

A ideia é que o negócio de publicidade do Facebook permitirá monetizar facilmente o conteúdo de Giphy, potencialmente transformando o negócio em um extremamente lucrativo.

 

Antecedentes: Uma fonte próxima diz que as duas empresas começaram a conversar antes da pandemia, embora isso fosse mais uma parceria do que uma aquisição.

 

Espera-se que Giphy retenha sua própria marca, com sua integração principal por meio da plataforma Instagram do Facebook.

A Giphy, com sede em Nova York, levantou cerca de US $ 150 milhões em financiamento de VC desde o início de 2013, de empresas como Betaworks (que incubou a empresa), Lerer Hippeau, IVP, DFJ Growth, GGV Capital e Lightspeed Venture Partners. Sua avaliação privada mais recente foi de cerca de US $ 600 milhões.

Conclusão: Giphy é uma enorme biblioteca de vídeos, com centenas de milhões de usuários diários que compartilham bilhões de GIFs, que gera receita por meio de conteúdo de marca. Adicionar o poder de fogo de marketing e vendas de anúncios do Facebook pode ser o que o transforma de um serviço popular em um serviço altamente lucrativo.

Fontes: Axios

 

Adicionando uma camada extra de ironia, o Facebook anunciou esta semana o lançamento do seu “Hateful Memes Challenge”, onde os pesquisadores competirão por um prêmio em dinheiro para desenvolver uma IA que possa “detectar com sucesso” “memes odiosos” (ou seja, qualquer coisa que alguém ache ofensivo, provavelmente uma categoria muito mais ampla do que muitos imaginam).

Em um post no blog, a empresa admite que continua lutando para atender aos altos padrões irrealistas da esquerda de banir o “discurso de ódio” – grande parte do qual consiste em um discurso político que deixa os esquerdistas desconfortáveis. Agora, o Facebook está ganhando o controle do maior repositório de gifs e memes do mundo, dando a ele ainda mais poder para controlar e censurar o conteúdo da Internet.

Em seu blog sobre esse programa, o FB explica por que o desenvolvimento de um algoritmo é tão difícil, revelando inadvertidamente “Para que a IA se torne uma ferramenta mais eficaz para detectar o discurso de ódio, ela deve ser capaz de entender o conteúdo da maneira como as pessoas: holisticamente”, escreve o Facebook. “Ao visualizar um meme, por exemplo, não pensamos no palavras e fotos independentemente uma da outra; entendemos o significado combinado juntos. Isso é extremamente desafiador para as máquinas, no entanto, porque significa que elas não podem apenas analisar o texto e a imagem separadamente. Eles devem combinar essas diferentes modalidades e entender como as o significado muda quando são apresentados juntos. “

 

LEIA TAMBÉM: Entenda a LGPD