Barômetros Globais da Economia estabilizam em nível elevado

Indicadores que permitem analisar o desenvolvimento econômico mundial, os Barômetros Econômicos Globais recuam em julho. Mesmo com o recuo, os indicadores continuam em patamar elevado, compatível com a sustentação da fase de recuperação do nível de atividade econômica mundial em 2021. A análise é do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) no documento Barômetros Econômicos Globais, divulgado hoje (9).

Enquanto o Barômetro Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica, o Barômetro Antecedente emite um sinal cíclico cerca de seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais. Esses indicadores se baseiam nos resultados de pesquisas de tendências econômicas realizadas em mais de 50 países. A intenção é ter a cobertura global mais ampla possível.

O Barômetro Econômico Global Coincidente recuou 8,6 pontos em julho, para 128,6 pontos, após acumular alta de 42 pontos entre março e junho. Já o Barômetro Econômico Global Antecedente recuou 8,7 pontos, para 124,5 pontos.

Segundo o pesquisador do FGV/Ibre, Paulo Picchetti, o desempenho dos Barômetros Globais acumulado desde o início do ano mostra recuperação consistente ao longo das regiões e setores, na esteira da retomada de atividades ligadas a comércio e serviços possibilitada pelo avanço da imunização.

“Por outro lado, o impacto de alguns desafios sobre os dados correntes e expectativas acarreta o recuo dos Barômetros no mês de julho. Além das preocupações sobre variantes do vírus, as restrições de oferta por parte de vários insumos fundamentais para a atividade industrial levantam preocupações sobre a dinâmica dos preços, e a consequente normalização da política econômica”, avaliou Picchetti, em nota.

Barômetro Coincidente

A região do Hemisfério Ocidental é a que mais contribui para a queda do Barômetro Global Coincidente, com 4,2 pontos, seguida pela Ásia, Pacífico e África e Europa, com 3,3 e 1,1 pontos, respectivamente. A primeira queda dos indicadores regionais desde fevereiro passado pode ser vista como uma desaceleração da taxa de crescimento interanual da economia global neste início de terceiro trimestre de 2021.

Barômetro Antecedente

Os indicadores antecedentes das três regiões contribuem de forma negativa para o resultado do Barômetro Antecedente em junho. O Hemisfério Ocidental é a região que mais contribui para a queda, ao recuar 3,9 pontos, seguida da Ásia, Pacífico & África, com -3,5 pontos, e da Europa, com -1,3 pontos.

Bastidores da Noticia

Recent Posts

Liberdade Sobre Rodas: Explorando os Benefícios da CNH Categoria B

Autonomia e Independência Definição Chave: A CNH Categoria B permite conduzir veículos de até 3.500…

3 meses ago

Como reconquistar a confiança da ex? Saiba o que médium famoso fala sobre o assunto

Em meio ao turbilhão emocional que segue o término de um relacionamento, um dos aspectos…

3 meses ago

Quais os diferentes tipos de sensor de nível industrial?

Sensores de nível são componentes essenciais em muitos processos industriais, sendo responsáveis por monitorar e…

3 meses ago

Capacitação gratuita amplia oportunidades diante da demanda crescente por profissionais na área de Tecnologia da Informação

 O Projeto do QualiFacti,  iniciativa de capacitação tecnológica gratuita, prepara o caminho para carreiras promissoras…

3 meses ago

Qual o médico especialista em tireóide?

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável pela produção de hormônios…

3 meses ago

Citoteque: Descubra Seu Valor e Significado na Internet

O que é Citoteque? Citoteque, também conhecido como Misoprostol, é um medicamento utilizado em diversos…

3 meses ago