Aprova novos concursos para Conselho da Justiça Federal

Início » Aprova novos concursos para Conselho da Justiça Federal

O Conselho da Justiça Federal (CJF) autorizou que até 300 cargos em todos os Tribunais Regionais Federais (TRF) sejam preenchidos ainda em 2019.

De acordo com o órgão, a realização dos concursos dependerá da conveniência e oportunidade em cada uma das Cortes.

Conselho da Justiça Federal aprova novos concursos para cargos em TRFs
Conselho da Justiça Federal aprova novos concursos para cargos em TRFs

Até o momento, no entanto, só os TRFs da 3ª e 4ª regiões informaram que estão fazendo estudos para que os certames possam ser realizados, ainda sem data definida.

Confira abaixo qual a situação de cada um dos tribunais e a perspectiva de novas vagas:

Concurso TRF-1

Para o tribunal, que tem sede em Brasília (DF) e ainda compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins, o CJF autorizou o quantitativo de 53 vagas para os cargos de analista e técnico judiciário.

A validade do último concurso se encerra em 2020.

Concurso TRF-2

No Tribunal Regional Federal 2, o CJF liberou 28 vagas para contratação de novos servidores, conforme orçamento financeiro da administração. A validade do último concurso da Corte com sedes no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, feito em 2016, foi prorrogada até 29 de novembro de 2021 e contou com 204.452 inscritos.

Agora, a seleção não pode ser adiada, já que chegou ao limite de quatro anos. Após o término da validade, as contratações só poderão ser feitas com abertura de novo concurso público. Enquanto estiver dentro do prazo, poderá chamar os candidatos aprovados.

Concurso TRF-3

O TRF-3, que envolve os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, confirmou que existe um pedido do Conselho da Justiça Federal ao Ministério da Fazenda para que 69 vagas sejam providas. De acordo com o órgão, já existem estudos para a realização de um novo concurso, porém, sem data para divulgação do edital.

O último certame ocorreu em 2015, quando buscou pessoas para o cargo de analista judiciário nas áreas judiciária, biblioteconomia, contadoria, engenharia elétrica e medicina – clínica geral; e técnico judiciário nas especialidades de edificações e informática.

Concurso TRF-4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com jurisdição no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, confirmou que já estuda a possibilidade de abrir um novo edital de concurso, tendo em vista o término da vigência do último certame realizado em 2014, com prazo de validade encerrado.

Segundo o TRF, foi autorizado o quantitativo de 29 vagas para provimento de novos servidores.

Concurso TRF-5

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que compreende os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, teve o último concurso realizado em 2017. O certame, que foi homologado em junho do ano passado, é válido até 2020.

Segundo informações prestadas pelo CJF, o quantitativo de vagas autorizadas para contratação é o de 21 postos.

Fonte: Metropolis

VEJA TAMBÉM:

Leave a Reply

Your email address will not be published.