28 de Abril é o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Início » 28 de Abril é o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

O dia 28 de Abril é o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969.A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

28 de Abril é o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
28 de Abril é o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11121.O Brasil é um dos recordistas em acidente de trabalho no mundo. E isso não é um dado a ser comemorado, ao contrário.

Muito menos a data é comemorativa.Essa data é somente para servir de alerta para os gestores de empresas públicas e privadas,como também os agentes públicos que são responsáveis por gestar pessoas, muitas vezes esquecem em de investir em segurança e saúde do trabalho, essa visão de que investir em SST é gasto desnecessário é uma visão de gestores retrógrados, quando se investe em segurança do trabalho você está melhorando a qualidade vida no chão da empresa e também melhorando produtos e serviços para oferecer a sociedade,como também ao melhorar o ambiente de trabalho com certeza teremos acidente zero e menos trabalhadores afastados de sua funções em decorrência de alguma doença ou acidente de trabalho.

Por isso da criação da campanha do ABRIL VERDE menos acidentes.

Por: Edivaldo Coelho da Silva Técnico de Segurança do Trabalho

Leave a Reply

Your email address will not be published.